Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

06/07/2012 às 22h43 - Prefeitura inicia obras do Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016  

A prefeitura do Rio de Janeiro iniciou nesta sexta-feira (06.07) as obras do Parque Olímpico dos Jogos de 2016, na área do atual Autódromo de Jacarepaguá, onde, para os Jogos Pan-Americanos de 2007, foram construídos o Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo da Barra e a Arena Multiuso.

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, representou o Ministério do Esporte no evento de lançamento da pedra fundamental das obras, junto com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, e atletas olímpicos e paralímpicos.

“É com satisfação que o Ministério do Esporte vê o início das obras, dentro dos cronogramas previstos, o que demonstra a capacidade de execução da prefeitura do Rio, nossa maior parceira na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil”, disse o secretário Leyser.

O Parque Olímpico ocupará uma área de 1,18 milhão de metros quadrados e vai sediar competições de 14 modalidades olímpicas e nove paralímpicas. As principais instalações são para judô, basquete, taekwondô, lutas, handebol, levantamento de peso, tênis, basquete e rúgbi em cadeira de rodas, judô e bocha paralímpicos, voleibol sentado e goalball. Haverá ainda um parque de desportos aquáticos com parte das instalações temporárias.

As obras de infraestrutura e a manutenção do espaço por 15 anos estão a cargo do consórcio Rio Mais, vencedor da licitação – em sistema de Parceria Público-Privada – feita pelo município em março. Três ginásios, o centro de imprensa e um hotel estão no escopo da PPP.

Já a maior parte das instalações esportivas, como estádio de handebol, pista de atletismo, velódromo, complexo de tênis e parque aquático, assim como o Centro Internacional de Transmissão (IBC), estão sob responsabilidade do município, com financiamento da União. Algumas são permanentes, outras temporárias.

Termo de cooperação
Em maio, o governo federal assinou com a prefeitura do Rio termo de cooperação com objetivo de “estabelecer as diretrizes para execução dos projetos e das obras dos equipamentos que compõem o Parque Olímpico” dos Jogos de 2016.

O acordo define que ao governo federal cabe “apoio institucional, técnico e financeiro referente aos custos dos projetos e das obras relacionadas com o Parque Olímpico, segundo modelagem a ser definida em instrumentos específicos para transferência de recursos ao município”. À prefeitura cabe “o apoio institucional e técnico e o planejamento, licitação, contratação e execução dos projetos e das obras”.

O montante de recursos a ser repassado pelo governo federal está sendo estudado pelas equipes do Ministério do Esporte e da prefeitura.

Sueli Scutti, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: