Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

14/06/2012 às 17h57 - Carlos Alberto Kirmayr apresenta projeto para desenvolver o tênis feminino brasileiro  

Em sua época de jogador, Carlos Alberto Kirmayr atingiu o 32º lugar no ranking mundial de simples e a quinta colocação em duplas, além de defender o Brasil por 15 anos na Copa Davis. Como treinador, trabalhou com jogadoras do quilate da argentina Gabriela Sabatini e das espanholas Arantxa Sanchez e Conchita Martínez. Hoje à frente de um centro de treinamento em Serra Negra (SP), ele apresentou nesta quinta-feira (14.06) ao Ministério do Esporte um projeto de desenvolvimento do tênis feminino no país.

Kirmayr foi recebido pelo ministro Aldo Rebelo e pelo secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser. O ex-tenista criou em 2005 o Instituto Lob Feminino, que tem como objetivo preparar jogadoras para se posicionar entre as 100 melhores do ranking mundial. “Há 22 anos o Brasil não conta com uma tenista entre as 100 principais do circuito. Precisamos desenvolver o tênis feminino e preparar jogadoras que tenham chances de medalha olímpica a partir dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016”, afirmou Kirmayr. O instituto trabalha atualmente com seis atletas entre 16 e 22 anos.

Aldo Rebelo e Ricardo Leyser informaram que há um projeto em fase de planejamento no Ministério do Esporte que deverá ativar 17 núcleos regionais de tênis no país. A intenção é preparar o atleta desde a base até a transição para o circuito profissional, fase em que boa parte das revelações brasileiras acaba se perdendo. “Precisamos montar uma estrutura que inclui treinador, nutricionista, acompanhamento psicológico. Uma menina que está disputando um tie-break tem de olhar em volta e ver que existe todo um apoio para a sua carreira”, disse o ministro.

O Ministério do Esporte já mantém um convênio com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) para a formação de atletas. O Projeto Olímpico de Tênis Rio 2016, coordenado pelo tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten e pelo treinador Larri Passos, transformou a estrutura da academia de Larri em Camboriú (SC) em um centro de formação de talentos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. A parceria foi assinada em julho de 2011.

Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: