Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

07/06/2012 às 09h00 - Comissão do COI termina terceira visita ao Rio de Janeiro  

A terceira visita da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro se encerrou nesta quarta-feira (06.06), com a presidente da Comissão, Nawal El Moutawakel, destacando o forte apoio governamental que o projeto continua a receber. Todos os níveis de governo foram representados durante as reuniões. Acompanhados pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, Carlos Arthur Nuzman, tanto o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, quanto o prefeito do Rio, Eduardo Paes, participaram da visita da Comissão.


Desde a última visita da Comissão, em junho de 2011, o Comitê Organizador Rio 2016™ fez grandes progressos em criar uma visão mais clara dos papéis e responsabilidades dos vários parceiros envolvidos nos Jogos, assim como definindo claramente prazos de projeto. Alguns exemplos desse trabalho incluem a conclusão do projeto executivo do Parque Olímpico, o esclarecimento das responsabilidades para o conjunto de Deodoro e a conclusão da matriz de responsabilidades do Rio 2016™.

“O Rio 2016™, sob a liderança de Carlos Nuzman, continua a receber um grande apoio dos três níveis de governo. Pela nossa experiência, sabemos que, assim que a edição anterior dos Jogos termina, os próximos organizadores precisam fazer a transição para a fase de implementação e o Rio não será uma exceção”, disse a presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal El Moutawakel. Ela acrescentou que “foi um prazer ter todos os níveis de governo conosco novamente esta semana. O apoio contínuo de todos é vital para o sucesso do projeto e podemos ver que seu entusiasmo pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos continua grande como sempre”.

Como parte do andamento do projeto dos Jogos, uma equipe do Rio participará dos Jogos de Londres como observadores ou na operação. Essa será uma grande oportunidade para que os organizadores do Rio vejam de perto o que é necessário para receber os Jogos Olímpicos, permitindo que aperfeiçoem seu planejamento. Londres também permitirá que os fãs dos Jogos Olímpicos em todo o mundo sintam o gostinho do Rio 2016™, já que o Rio subirá ao palco global com um segmento de oito minutos durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos de Londres.

“Continuo confiante na integração e união entre os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), o Rio 2016™ e outros parceiros, o que é fundamental para o sucesso deste projeto. Essa união vem desde a época da nossa candidatura. Agradecemos todas as recomendações e comentários construtivos que recebemos da Comissão de Coordenação do COI esta semana”, afirmou o presidente do Comitê Organizador Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.

A Comissão visitou o local da futura Vila Olímpica, onde a presidente El Moutawakel deu início à construção da Vila Olímpica, ao lado do Prefeito do Rio e dos responsáveis pela construção da vila; a linha de BRT (Bus Rapid Transit, os ônibus de trânsito rápido) Transoeste; e o túnel do metrô de São Conrado. Os Jogos já estão servindo como catalisadores de mudanças positivas na cidade, com o BRT Transoeste, programado para ser usado durante os Jogos, aberto oficialmente para o público nesta quarta-feira.

Fonte: Rio 2016
Foto: ©Wander Roberto/Rio 2016
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: