Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

06/06/2012 às 08h20 - Comissão do COI confere progresso das obras do Rio 2016  

Em seu segundo dia no Rio de Janeiro, a Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016™ testemunhou nesta terça-feira (05.06) o progresso de obras de instalações e infraestrutura, como parte da preparação da cidade para os Jogos Olímpicos.

A comissão esteve na área onde está sendo construída a Vila Olímpica, que teve o lançamento da pedra fundamental e o início da preparação do terreno em dezembro de 2010. Em um mirante do qual se vê toda a área da vila, a presidente da comissão de coordenação, a marroquina campeã olímpica Nawal El Moutawakel, apertou o botão que acionou o mecanismo para fincar a primeira estaca no terreno, ao lado do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman; do prefeito Eduardo Paes; e do diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli.

A ser erguida na região da Barra, que concentrará mais de 50% das competições dos Jogos, a Vila Olímpica estará a 25 minutos dos locais de competição e treinamento de 73% dos atletas nos Jogos Olímpicos e 10 minutos para 68% dos atletas nos Jogos Paralímpicos. Será construída por um consórcio privado, que venderá os apartamentos para uso após 2016.

Os integrantes da comissão conheceram o novo projeto da vila, adequado para atender a exigências tanto do mercado imobiliário quanto dos atletas Olímpicos e Paralímpicos. Uma área de 62 hectares e abrigará 31 prédios de 17 andares e 5.604 apartamentos de dois, três e quatro quartos, com 17.952 camas.

Em seguida, a comissão fez a viagem inaugural da linha de BRT (Bus Rapid Transit, os ônibus de trânsito rápido) Transoeste, que foi parte do projeto de candidatura do Rio aos Jogos e entra em operação nesta quarta-feira (06.06). Com 56 km, a nova linha vai ligar a Barra aos bairros de Santa Cruz e Campo Grande, no extremo oeste da cidade, beneficiando 220.000 pessoas por dia com a redução em uma hora do tempo de viagem.

Por fim, os membros do COI estiveram no canteiro de obras da linha 4 do metrô em São Conrado. Desde agosto do ano passado, já foram escavados o túnel de serviço e mais de 464m de túneis nos sentidos Barra e Gávea. A linha 4 terá 16km de extensão ligando a Barra à Zona Sul em cerca de 35 minutos e será utilizada por 300.000 pessoas.

A visita da Comissão de Coordenação termina nesta quarta com a apresentação das conclusões e dos próximos passos relativos aos aspectos da preparação para os Jogos discutidos desde segunda-feira.


Fonte: Rio 2016
Foto: ©Wander Roberto/Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: