Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

05/06/2012 às 10h50 - COI realiza terceira visita ao Rio para conferir preparativos das Olimpíadas de 2016  

A terceira visita oficial da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016 começou nesta segunda-feira (04.06), com apresentações sobre o andamento das atividades dos organizadores nas mais diversas áreas, como instalações, transporte, segurança, sustentabilidade e legado. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o secretário-executivo do ministério, Luis Fernandes, participam das reuniões com o COI nesta quarta-feira (06.06).

A presidente da comissão, a marroquina campeã olímpica Nawal El Moutawakel, abriu a visita diante do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo, Paes do secretário de estado da Casa Civil, Régis Fichtner; do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes; e do presidente da Autoridade Pública Olímpica, Marcio Fortes.

“Ao mesmo tempo em que muito trabalho foi feito desde a última visita da Comissão de Coordenação em junho de 2011, outras etapas importantes ainda precisarão ser cumpridas nos meses que se seguem. Este encontro é, portanto, um importante passo na nossa jornada conjunta até 2016”, disse El Moutawakel.

Nuzman também destacou o andamento dos preparativos para o Rio 2016: “Desde a última visita da comissão, fizemos progressos em diferentes áreas. Hoje, os cariocas já estão experimentando e desfrutando das impressionantes transformações que acontecem na cidade, como prometido pela visão do Rio 2016”.

Nesta terça-feira (05.06) os integrantes da comissão observarão a evolução das obras de infraestrutura e instalações na cidade antes de encerrarem a visita na quarta.

Comissão de Coordenação
Em todas as edições dos Jogos Olímpicos, o COI forma uma Comissão de Coordenação que realiza visitas periódicas à cidade-sede com o objetivo de auxiliar o trabalho do Comitê Organizador e monitorar o desenvolvimento do projeto. O grupo designado para os Jogos Rio 2016 foi formado em janeiro de 2010.

A Comissão de Coordenação tem integrantes dos cinco continentes, todos com experiência anterior em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores do maior evento esportivo do planeta. O grupo representa várias unidades do Movimento Olímpico, como atletas, Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento.

Após ser a primeira africana a ganhar uma medalha de ouro olímpica, ao vencer os 400m com barreiras nos Jogos Olímpicos Los Angeles 84, El Moutawakel se tornou a primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI.

Além dela e do Diretor Executivo de Jogos Olímpicos do COI, o suíço Gilbert Felli, fazem parte da Comissão de Coordenação para o Rio 2016 Alex Gilady (ISR), Alexander Popov (RUS), Beatrice Allen (GAM), Ching-Kuo Wu (TPE), Francesco Ricci Bitti (ITA), José Luis Campo (ARG), Gunilla Lindberg (SWE), John D. Coates (AUS), Julio César Maglione (URU), Nat Indrapana (THA), Nicole Hoevertsz (ARU), Patrick Joseph Hickey (IRL), Richard L. Carrión (PUR), Sergey Bubka (UKR), Timothy Tsun Ting Fok (HKG) e Willi Kaltschmitt Luján (GUA).

Fonte: Rio 2016
Foto: ©Wander Roberto/Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: