Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

31/01/2012 às 16h30 - Convênio possibilita treinamento de equipe de tiro com arco para 2016  

O tiro com arco brasileiro acaba de receber um importante incentivo: um convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a prefeitura de Maricá (RJ) possibilitará a descoberta e preparação de novos talentos da modalidade de olho na participação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. O repasse, no valor de R$ 109.100,94, beneficiará 64 crianças e jovens entre 8 e 17 anos.

Os alunos serão selecionados em escolas da rede municipal de ensino por técnicos da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) que farão a detecção primária de possíveis talentos da modalidade. Após essa etapa, os alunos passarão por testes no Centro de Treinamento de Maricá, quando serão definidos os estudantes que participarão de treinos específicos voltados para o alto rendimento. “Nosso foco são as Olimpíadas Rio 2016, mas também queremos tornar viável para algumas crianças um esporte que é considerado de elite”, afirma Ronaldo Castro, subsecretário municipal de Esporte de Maricá.

Segundo Ronaldo, apesar de ser sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, Maricá não tem muitos praticantes da modalidade e não há grandes investimentos nesse esporte olímpico. “Temos um centro de treinamento aqui em Maricá e mesmo assim pouca gente conhece e pratica a modalidade. Além de preparar uma equipe para 2016, queremos difundir o tiro com arco aqui no município”, disse.

As aulas, previstas para começar em março, acontecerão nas instalações da CBTArco. Além de academias e de todo o material para a prática do esporte, os alunos contarão com o acompanhamento de uma equipe técnica de dez pessoas, entre coordenadores, treinadores, instrutores e monitores, que estão em processo de capacitação com a atual técnica da seleção brasileira de tiro com arco, Dirma Miranda.

“Agora, com a liberação dos recursos, podemos dar início às aulas e investir em material e capacitação de profissionais qualificados para atender a comunidade”, completa Ronaldo Castro.

Pré-Jogos
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 anunciou, na última terça-feira (24.01), as localidades esportivas que receberão os pré-jogos e servirão de alojamento para atletas em fase de treinamento para 2016. As instalações da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), que contam com 27 mil m2 e capacidade para alojar 24 atletas, estão entre as 32 apontadas pelo Comitê no estado do Rio de Janeiro. Até 2016, o local ainda passará por obras de ampliação e modernização. Estão previstas a construção de um departamento médico, de uma sala de fisioterapia e uma piscina, além de um novo espaço para receber atletas.

Foram consideradas aptas 172 instalações esportivas de 73 cidades e 18 estados das cinco regiões do país.


Paula Braga
Legenda Foto: Marcelo Roriz, atleta que integra equipe brasileira masculina de tiro com arco/Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: