Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

18/01/2012 às 16h30 - Equipe brasileira de canoagem slalom já trabalha visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016  

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, podem parecer distantes, mas para os atletas brasileiros da canoagem slalom a preparação já começou. As corredeiras do Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, são o endereço oficial de 16 jovens atletas, com idades entre 12 e 23 anos, selecionados pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Eles estão se preparando para representar o país nas Olimpíadas no Brasil.

Segundo o superintendente da CBCa, Argos Rodrigues, o foco do treinamento é deixar os novos talentos prontos para os desafios de 2016. “Em 2008, desfizemos a seleção e passamos a investir na formação. Agora já temos uma base pronta para essa nova etapa”, disse.

O período de treinamento no Paraná inclui apoio de moradia, médico, fisioterapeuta e escola. “Eles vão morar em Foz até 2016 ou até que o canal do Rio de Janeiro fique pronto”, completou Argos. Para dois dos atletas selecionados, que têm atualmente 12 anos, o desafio será maior: em 2015 eles terão a oportunidade de representar o país no Campeonato Mundial Júnior.

A iniciativa é uma dos projetos patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte, no valor de até R$ 2 milhões. Eles fazem parte do programa desportivo Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu.

Praticada em corredeiras e com obstáculos, a canoagem slalom é disputada em Foz do Iguaçu em uma pista artificial. Ela é a única do tipo na América Latina e uma das dez melhores do mundo, pois aproveita o espaço inicialmente construído por Itaipu Binacional para a piracema (período de desova dos peixes). No próximo mês de março, o espaço será palco da seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres. Estarão em jogo as quatro últimas vagas disponíveis do continente americano.

Breno Barros  
Foto: Prefeitura da Instância de Turismo de Piraju
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: