Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

26/11/2011 às 22h19 - Marca dos Jogos Paralímpicos 2016 é lançada no Rio de Janeiro  

A marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™ foi revelada ao mundo na noite deste sábado (26.11), com um espetáculo de dança, luzes e fogos na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, um dos cartões-postais da cidade e local da disputa das provas de remo e paracanoagem. Cerca de 200 mil pessoas acompanharam o lançamento, que ocorreu durante a inauguração da 16ª Árvore de Natal da cidade, considerado o terceiro maior evento de mobilização dos cariocas, após o réveillon de Copacabana e o carnaval.

A marca contempla a nova grafia sugerida pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), com a substituição do termo "paraolímpico" por "paralímpico". O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) também adota a grafia no nome da entidade e alinha a marca ao conceito internacional do IPC – o Brasil era o único país de língua portuguesa que ainda utilizava o termo antigo, com a letra "o" no meio da palavra.

O desenvolvimento da marca ficou a cargo da Tátil Design de Ideias. É a mesma agência brasileira selecionada para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, após um processo de cinco meses que contou com a participação de 139 agências nacionais. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) reconheceu a abrangência do processo e também escolheu a Tátil para desenvolver a marca paraolímpica.

A primeira aparição da marca aconteceu no fim da exibição de três minutos do filme oficial no telão do palco principal do evento, em frente ao Estádio de Remo. Para surpresa da plateia, após a apresentação do vídeo e ao som de trilha sonora emocionante, uma enorme escultura da marca, medindo 4m de altura e 3m de largura e pesando 160kg, foi erguida por uma plataforma hidráulica ao lado do palco. Um rastilho de fogos foi disparado a partir da plataforma em direção à Árvore de Natal, dando a deixa para o seu acendimento.

Após o espetáculo de lançamento da marca, convidados e jornalistas puderam vivenciar uma performance tridimensional da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016™. Uma escultura de poliuretano passou por um longo processo de impressão 3D, recebeu sensores de luz para integração ao toque e programação de movimento com som.

A ideia de uma experiência em 3D, multissensorial, dá continuidade à experiência vivenciada pela marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016™, lançada em dezembro do ano passado, na festa de réveillon da Praia de Copacabana, que também foi apresentada em uma versão tridimensional como uma escultura viva de luz e movimento. Até 2016, a experiência sensorial com a escultura da marca paraolímpica será levada a diversas partes do Brasil, em eventos do calendário Rio 2016™, ampliando o alcance dos Jogos.



Fonte: Rio2016.org.br
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: