Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

29/08/2011 às 12h53 - Judô brasileiro encerra participação no Mundial de Paris com seis medalhas  

Duas pratas e três bronzes nas categorias individuais, além do segundo lugar na disputa por equipes. Esse foi o saldo da delegação brasileira no Campeonato Mundial de Judô, realizado entre os dias 23 e 28 de agosto, no ginásio do Palais Omnisports de Bercy, em Paris. A equipe brasileira, composta por 19 judocas, terminou na oitava posição no quadro geral de medalhas. Oito atletas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, participaram da competição. Foi a melhor campanha brasileira, em número de medalhas, na história dos mundiais de judô.

No sábado (27.08), último dia de disputas individuais, o Brasil não subiu ao pódio. Na categoria meio-pesado, o bolsista Luciano Correa perdeu para o campeão olímpico Irakli Tsirekidze, da Geórgia. Também no meio-pesado, Leonardo Leite venceu suas duas primeiras lutas por ippon, mas foi derrotado nas oitavas de final para o egípcio Ramadan Darwish. Os pesados Daniel Hernandes, Rafael Silva (bolsista) e Maria Suelen Altheman também lutaram no sábado, mas não se classificaram para a disputa por medalhas.

Os 16 países participantes voltaram aos tatames no domingo (28.08) para as disputas por equipes. O Brasil repetiu o resultado do Mundial da Turquia, no ano passado, quando conquistou a medalha de prata no masculino. Com o placar de 3 x 2, os franceses, anfitriões do evento, garantiram o ouro. Japão e Coreia ficaram com o bronze. No feminino, a França repetiu o ouro, seguida pelo Japão e por Cuba e Alemanha, que dividiram a terceira posição.

Com a realização do Campeonato Mundial por Equipes, a Federação Internacional de Judô tem como objetivo mostrar ao Comitê Olímpico Internacional mais um formato possível de competição que poderá ser incluído nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Leia matérias anteriores sobre o Mundial de Judô, em Paris

Bolsista Mayra Aguiar conquista medalha de bronze no Mundial de Judô

Judô brasileiro conquista mais uma medalha de bronze no Campeonato Mundial

Bolsista Rafaela Silva ganha medalha de prata no Mundial de Judô

Bolsista ganha medalha de bronze no primeiro dia do Mundial de Judô

Paula Braga
Foto: CBJ/Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: