Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

22/08/2011 às 15h12 - São Paulo sedia a maior competição estudantil paraolímpica do país  

A capital paulista recebe, de 26 a 31 de agosto, as Paraolimpíadas Escolares – maior competição estudantil de esportes adaptados do país. O evento reunirá mais de mil competidores de 23 estados e do Distrito Federal, em dez modalidades, com o objetivo também de promover a inclusão social, a promoção da saúde e o exercício de cidadania. As disputas serão realizadas no Clube Esperia, no Ibirapuera e no Parque Anhembi.

Consideradas como grande celeiro para a descoberta de talentos, as Paraolimpíadas Escolares são um evento de oportunidade para os atletas, principalmente com a proximidade dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. São Paulo entra na disputa deste ano com a maior delegação, 177 participantes, seguida do Rio de Janeiro (173), Santa Catarina (168) e Minas Gerais (153).

Para o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, o objetivo dos Jogos Escolares vai além da revelação de atletas para o Rio 2016. “Identificamos os novos talentos, de olho nos Jogos de 2016. Mas, acima de tudo, o maior legado das Paraolimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acredita no esporte como forma de exercer a cidadania”, afirmou.

De acordo com o CPB, o número de inscritos superou a expectativa e mostra a força da competição. Em 2009, participaram delegações de 20 estados, somando cerca de 850 pessoas. Em 2010, o número aumentou para 1,2 mil inscritos e 22 delegações. Neste ano, são esperados na competição 1,5 mil participantes, incluindo atletas e equipes técnicas. Ao todo, participarão das Paraolimpíadas Escolares mais de 950 alunos. Dois estados da Região Nordeste farão sua estreia: Ceará e Piauí.

Modalidades
Os atletas disputarão dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. Algumas unidades da federação, em busca dos melhores atletas para defenderem suas bandeiras, promovem as seletivas estaduais, como aconteceu no ano passado com Santa Catarina, Pará e Distrito Federal.

Cleide Passos
Foto: divulgação/CPB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: