Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

09/06/2011 às 20h40 - Comissão do COI encerra visita e elogia progressos nos preparativos dos Jogos Rio 2016  

A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 encerrou nesta quinta-feira (09.06) a visita de três dias ao Rio de Janeiro para acompanhamento dos preparativos. Desde a terça-feira (07.06), os integrantes mantiveram com o Comitê Organizador e os governos federal, estadual e municipal intensa programação de reuniões, inspeções e apresentações.

Na entrevista coletiva que finalizou a segunda visita da comissão desde que a cidade foi escolhida sede dos Jogos, em outubro de 2009, a presidente Nawal El Moutawakel elogiou o trabalho de preparação: “Ficamos impressionadíssimos com todo o progresso ocorrido. Notamos um grande esforço de organização, um planejamento forte e um apoio apaixonado dos três níveis de governo”, disse a marroquina. A visita anterior ocorreu em maio de 2010.

O diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, afirmou que o “Rio está muito bem posicionado nos preparativos quando se compara o período de cinco anos antes do evento em outras cidades que sediaram os Jogos”. Ele lembrou, porém, que “não estamos numa competição de cidades. Cada sede tem um contexto”. É essa realidade específica que o comitê leva em conta no acompanhamento cotidiano. “O Brasil está na vanguarda da preparação”, acrescentou Felli.

Sobre a criação da Autoridade Pública Olímpica (APO), Nawal relatou que “ouvimos todas as explicações do senhor Henrique Meirelles, e as coisas estão se movendo em sentido positivo”. O ex-presidente do Banco Central, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para presidir a APO, participou de toda a programação no Rio de Janeiro.

Ao responder uma pergunta sobre desapropriações de terrenos e realocações de moradores das áreas onde ocorrem obras de infraestrutura ou de instalações esportivas, a presidente da comissão informou que o COI acompanha o tema de perto: “O prefeito (Eduardo Paes) nos garantiu que tudo está sendo feito com cuidado”.

Felli adiantou que na próxima visita da comissão, daqui a um ano, o COI quer ver o detalhamento da matriz de responsabilidades. O documento já existe em sua forma inicial e está passando por revisão das partes que compõem a coordenação do Rio 2016. Nawal reforçou que “o Brasil precisa manter o ritmo forte” da organização.

Programa educacional
Além da entrevista coletiva, o COI distribuiu um comunicado à imprensa em que reitera algumas questões. “O trabalho já realizado em relação ao legado e aos atletas foi particularmente bem-recebido pela Comissão. O compromisso do Rio com os atletas esteve claro em todas as apresentações feitas sobre os projetos para os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos. O desejo de que os Jogos deixem um legado positivo e duradouro às gerações futuras foi evidente. Foi positivamente ilustrado pela nova escola esportiva inaugurada pela Comissão ontem e pelo programa educacional olímpico já em andamento nas escolas na cidade. Além disso, a cidade apresentou seu programa de moradia social, que terá algumas unidades usadas para os Jogos antes de serem entregues a moradores locais. Esse será sem dúvida um elemento importante do legado do Rio 2016.”

A escola citada, no bairro de Santa Teresa, é o Ginásio Experimental Olímpico Juan Antonio Samaranch, uma homenagem ao ex-presidente do COI. A escola municipal, que começará a funcionar no próximo ano letivo, será a primeira a adotar o modelo de educação voltada para formação de atletas de alto rendimento.

O texto registra ainda que “a Comissão também notou, com grande satisfação, que, com a escolha do local de disputa do golfe (na Barra da Tijuca), o Rio finalizou o seu plano diretor de instalações cinco anos antes dos Jogos. Esse é um grande passo adiante e permitirá aos organizadores começar a trabalhar com seriedade com as federações internacionais para deixar as instalações prontas para os Jogos.”

Sueli Scutti
Foto: Wander Roberto/Rio 2016
Ascom – Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: