Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

06/06/2011 às 15h50 - Autoridades internacionais discutem combate ao doping no Brasil  

O ministro do Esporte, Orlando Silva, reuniu-se nesta segunda-feira (06.06), em Brasília, com autoridades internacionais para discutir o controle do doping no país. Participaram do encontro o diretor Médico e Científico do Comitê Olímpico Internacional (COI), Patrick Shamasch, e dois representantes da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês): o diretor de Padrões e Harmonização, Rune Andersen, e a diretora do escritório regional da América Latina, María José Pesce Cutri. O principal tema abordado foi a instalação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

O ministro informou às autoridades da Wada que o governo está trabalhando para acelerar o envio ao Congresso do projeto de lei que determina a criação da ABCD. Ele também relatou avanços na política antidoping, como a parceria com a UFRJ para a construção de um moderno laboratório e a criação de um grupo de trabalho com a participação de Anvisa, Comitê Organizador das Olimpíadas, Laboratório Ladetec (um dos dois credenciados pela Wada na América Latina) e Ministério do Esporte.

Ainda  foram apresentadas as mudanças no Programa Bolsa-Atleta que garantem exames antidoping para os mais de 3 mil beneficiados e a compra de 350 testes para uso da delegação brasileira que vai aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara (México), em outubro. Orlando Silva disse que em breve vai convidar o presidente da Wada, John Fahey, para uma visita ao Brasil.

Confira o vídeo



Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: