Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

23/05/2011 às 16h19 - Secretário executivo destaca importância das cidades que receberão atletas antes dos Jogos Rio 2016    


O secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, representou o ministro Orlando Silva na manhã desta segunda-feira (23.05), no Rio de Janeiro, durante seminário de orientação às cidades brasileiras que pretendem receber delegações estrangeiras antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. O evento, promovido pelo Comitê Organizador Rio 2016, contou com a participação de representantes de 150 municípios de 22 estados das cinco regiões do país. As cidades dispõem de 355 instalações esportivas pré-selecionadas para o período de aclimatação dos atletas.

Na abertura do evento, o secretário lembrou que, segundo estimativas do ministério, é necessário triplicar os investimentos para preparar o País e os atletas. Uma das iniciativas é o programa Cidade Esportiva, do Ministério do Esporte, criado no ano passado para incentivar os municípios a adotarem uma modalidade e, com base nela, desenvolver a infraestrutura necessária para a formação de atletas profissionais.

O secretário afirmou que o Cidade Esportiva está de acordo com os princípios de seleção de municípios que receberão as delegações estrangeiras em 2016. “As cidades são uma porta de entrada para desenvolver novos atletas e a base para alcançar medalhas, não só nos Jogos Olímpicos Rio 2016, como também para sustentar os resultados e qualificar a base do esporte de alto rendimento no Brasil.”

Segundo Souza, as delegações vão alugar as instalações esportivas pelo tempo necessário para a aclimatação. Para ele, isso demonstra que o legado das Olimpíadas no Brasil não ficará restrito ao Rio de Janeiro.

De acordo com dados do Comitê Organizador Rio 2016, os Jogos Olímpicos reunirão 11 mil atletas de 204 países, durante 17 dias. Com base em Pequim 2008, a expectativa é receber mais de 31 mil jornalistas, entre eles, 10 mil não credenciados diretamente para a competição.


Foto: Sérgio Huoliver/Comitê Rio 2016
Ascom – Ministério do Esporte



  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: