Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

16/11/2010 às 16h40 - Chanceler britânico afirma que há espaço para cooperação técnica na organização dos jogos Rio-2016  

O ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, disse que há espaço para cooperação entre o Brasil e a Grã-Bretanha na realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio-2106. Os comentários de Hague foram durante um discurso, na última semana, no Canning House, centro de estudos das relações entre britânicos, hispânicos e luso-brasileiros em Londres. O discurso foi inteiramente dedicado às questões da América Latina, o que não acontecia há 200 anos.

No seu discurso, o chanceler britânico afirmou que a Grã-Bretanha pretende aumentar a sua presença na América Latina e defendeu a inclusão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Esta é uma reivindicação antiga do Brasil que é membro rotativo do conselho.

Os primeiros contatos com as autoridades britânicas para tratar da organização dos jogos ocorreram este ano durante a visita oficial do ministro do Esporte, Orlando Silva, a convite da secretária de Estado do Reino Unido para a Olímpíada, Tessa Jowell. Ele visitou as obras do Olympic Park, instalações esportivas que serão palco dos jogos em 2012. Também esteve com o presidente do Comitê Organizador Local, Lorde Sebastian Coe. “Londres tem lições importantes de governança, legado e participação do setor privado na organização dos Jogos Olímpicos Londres 2012”, disse o ministro.

Para ele, o sistema de governança implantado na capital britânica, conhecido como Olympic Delivery Authority (ODA), é uma das melhores práticas já estruturadas para preparar os Jogos Olímpicos. Outro ponto de interesse da equipe brasileira encarregada de preparar os jogos Rio-2016 é conhecer os planos de sustentabilidade das instalações esportivas e a revitalização do leste de Londres, onde foi construído o Olympic Park.


Ascom - Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: