Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

20/09/2010 às 16h02 - Reestruturação da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento  

O Ministério do Esporte anuncia nesta segunda-feira um plano de reestruturação da Secretaria Nacional de Alto Rendimento para melhorar a gestão esportiva do país, com o objetivo de transformar o Brasil em uma potência esportiva até 2016. A maior mudança é que a gestão deixará de ser feita por programas e passará a ser feita por modalidades do programa dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e outras modalidades. Dessa forma, os técnicos serão mais especializados para atender melhor os atletas.

A idéia é melhorar o relacionamento e a integração do Ministério do Esporte com os atletas e com as confederações. Os técnicos vão prestar esclarecimentos sobre o Bolsa Atleta nos locais de competições. O programa estará mais próximo do esportista de alto rendimento.

Outra ação de qualificação do esporte de alto rendimento é a criação do Sistema Nacional de Análise e Avaliação de Modalidades, que fará uma radiografia de cada modalidade esportiva. Os dados servirão de instrumento de gestão administrativa para o Ministério do Esporte, COB ou CPB e confederações.

Cada informação sobre as modalidades corresponderá a uma pontuação que servirá de critério para avaliação das confederações e de liberação de recursos público. Serão avaliados, entre outros aspectos, as questões de governança, marketing e ciência e tecnologia das entidades esportivas.

Para avaliar o desempenho dos atletas nas competições de alto rendimento, o Ministério do Esporte também criou o Sistema Nacional de Eventos Esportivos e Avaliação de Performance dos Atletas. A iniciativa vai permitir que o Governo Federal possa ter o controle dos resultados das competições esportivas.

O registro da atividade no calendário esportivos dependerá do envio de informações dos resultados do evento e da súmula da performance dos atletas. Essas informações também servirão para avaliação do desempenho dos atletas beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta. Em 2011, o foco do sistema é o acompanhamento dos V Jogos Mundiais Militares, que acontecerão no Rio de Janeiro.


Ascom - Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: