Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

24/03/2010 às 17h35 - Rio e Londres assinam acordo de cooperação entre cidades sedes das Olimpíadas  


Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, e a ministra britânica para os Jogos Olímpicos de 2012, Tessa Jowell, dão continuidade a parceria iniciada em 2008 e assinam protocolo nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro

O acordo, conhecido como host-to-host e que tem como objetivo maximizar as oportunidades de negócios e investimento, a troca de informações entre os países envolvidos na realização de eventos esportivos de grande porte como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo e fornecer assistência a suas autoridades no desenvolvimento de seus legados como anfitriões dos Jogos, será assinado durante o seminário “Brasil-Reino Unido: Troca de Experiências – Olimpíadas e Copa do Mundo”, nesta quinta-feira, 25 de março, na sede do BNDES, no Rio.

A organização de Londres 2012 tomou a iniciativa de adotar esse acordo com governos centrais de outros países com cidades sedes de Jogos Olímpicos, como o Canadá (Vancouver 2010), a Rússia (Sochi 2014) e agora o Brasil (Rio 2016).

A ministra Tessa está no Brasil – entre 24 e 26 de março – acompanhada por uma missão empresarial que inclui 12 companhias britânicas dos setores de arquitetura, engenharia e serviços de infraestrutura – todas envolvidas na realização das Olimpíadas de Londres e em busca de parcerias para atuar no planejamento e na execução de projetos relacionados à Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

Além do seminário, a comitiva participa de rodadas de negócios em São Paulo e Rio de Janeiro para que as companhias britânicas possam apresentar seu trabalho ao mercado brasileiro. As empresas trazem na bagagem experiência em segurança, gerenciamento de riscos, sustentabilidade, design ambiental e diversos outros temas. Seminários e rodadas de negócios serão realizadas em São Paulo e Rio de Janeiro para que as companhias britânicas possam apresentar seu trabalho ao mercado brasileiro.

A visita da missão britânica dá prosseguimento à parceria entre o Brasil e a organização dos Jogos Londres 2012 iniciada quando o Rio ainda disputava o direito de sediar os Jogos de 2016. A ministra Tessa Jowell esteve no Brasil em novembro de 2008 para formalizar a implantação do projeto Inspiração Internacional, já em desenvolvimento em quatro estados brasileiros: Pernambuco, Alagoas, Ceará e Bahia. Na época ela se encontrou com o ministro Orlando Silva Júnior, em Recife, para lançar o piloto do projeto, e teve reuniões, no Rio, com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e outros integrantes da candidatura brasileira. Idealizado pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres e liderado pela UK Sports, em nome do Ministério dos Esportes do Reino Unido, o projeto tem como base o tripé esporte, educação e desenvolvimento, e está sendo implantado em cinco países: além do Brasil, foram escolhidos Azerbaijão, Índia, Palau e Zâmbia.

O Inspiração Internacional utiliza o esporte como ferramenta de transformação social e foi um compromisso assumido pelas autoridades britânicas, na época da candidatura de Londres, de estimular a prática esportiva em regiões carentes de diversas partes do mundo, levando a inspiração de Londres 2012 para estender os benefícios olímpicos para além dos Jogos.

Além disso, o Brasil recebeu anteriormente, em novembro de 2008 e março de 2009, duas missões de autoridades e empresários do Reino Unido que vieram conhecer as propostas brasileiras para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e oferecer sua experiência na organização do evento em Londres.


Assinatura de acordo de cooperação olímpica entre Londres e Rio de Janeiro e seminário Brasil-Reino Unido: Troca de Experiências – Olimpíadas e Copa do Mundo
Quinta-feira, 25 de março de 2010, 15h30
Sede do BNDES, Auditório Reginaldo Treiger – Av. República do Chile, 100 / subsolo
Após a assinatura do acordo bilateral, haverá atendimento à imprensa


Sueli Scutti
Ascom - Ministério do Esporte Rio 2016

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: