Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

27/02/2010 às 11h30 - Secretário do Ministério do Esporte conhece organização dos Jogos de Inverno Vancouver 2010  

O primeiro compromisso em Vancouver do secretário Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, foi uma troca de experiência com a vice-ministra de Assuntos Internacionais Intergovernamental e do Esporte do Canadá, Marie-Geneviève Mounier, e o secretário Federal dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de 2010, David Robinson. Durante o encontro, Robinson fez uma apresentação com detalhes da organização da 21ª edição dos Jogos de Inverno que reuniu 2.621 atletas de 82 países, com a participação recorde de competidores em 15 modalidades esportivas.

Um dos pontos debatidos foi a necessidade de estabelecer as responsabilidades de cada uma das partes envolvidas na organização dos jogos. Antes da nomeação da cidade vencedora dos jogos de inverno, o governo canadense liderou a negociação de um Acordo Global Multipartidário, assinado pelos principais depositários dos jogos em novembro de 2002. Este acordo definiu os compromissos e as expectativas de todas as partes envolvidas na organização dos jogos, incluindo as contribuições financeiras, responsabilidades legais e legados esportivos.

O acordo prevê, entre outros compromissos por parte do governo canadense, a utilização dos fundos públicos de forma transparente e diligente, proteção ambiental e apoio aos legados sustentáveis. Também obriga o governo canadense a fornecer financiamento para as instalações esportivas e eventos, financiamento do legado para garantir a sustentabilidade das estruturas após os jogos. Por outro lado, o governo canadense recebeu todos os relatórios financeiros e realiza auditorias a seu critério nas contas dos jogos.

O secretário Ricardo Leyser comentou durante o encontro que esta matriz de responsabilidade definida para os Jogos de Inverno em Vancouver já está em preparação para os jogos olímpicos Rio-2016, no formato de Autoridade Pública Olímpica (APO), em estudo no Ministério do Esporte. A APO será uma instituição intergovernamental que gerenciará a organização dos jogos da Rio-2016.

O Canadá investiu 1,23 bilhão de dólares canadenses, sendo que 290 milhões de dólares foi para a construção do local do evento e 55 milhões de dólares canadenses para um fundo de doação de legado. Esta é a terceira vez que o Canadá organiza Jogos Olímpicos. As primeiras foram as Olimpíadas de Montreal, em 1976, e as segundas foram os jogos de inverno em Calgary, em 1988. Em 2015, Toronto será a sede dos Jogos Panamericanos.

Leyser também conheceu o plano Own the Podium (Suba ao Pódio) que tem como objetivo obter o primeiro lugar no ranking de medalhas entre os países participantes dos Jogos de Inverno 2010 e dentre os três primeiros em medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Paraolímpicos de Inverno em 2010. O custo total foi de 110 milhões de dólares canadenses, sendo 66 milhões por parte do governo canadense e 44 milhões de dólares canadenses do Comitê Organizador dos Jogos de Inverno de Vancouver.

Ainda durante o encontro, Ricardo Leyser, e a vice-ministra canadense Marie Genevieve, assinaram um memorando de entendimento para cooperação no âmbito do esporte para o período de 2010 a 2012. Um dos pontos do documento estabelece que o Brasil receberá dois treinadores canadenses para compartilhar experiências em basquetebol em cadeira de rodas e remo. O Canadá receberá dois treinadores brasileiros para uma temporada de intercâmbio de voleibol de quadra e de praia. Esta atividade dá seqüência à visita de dois representantes de voleibol canadense ao Centro de Treinamento do Time Nacional de Voleibol brasileiro.

Outro ponto do documento estabelece que o Canadá enviará dois especialistas ao Brasil para compartilhar experiências nas áreas de transferência de conhecimento, planejamento de evento e planejamento de legado. Além disso, o Brasil enviará representantes para dividir informações sobre ciência e tecnologia esportiva no Simpósio de Pesquisa, em Ottawa, de 18 a 21 de novembro deste ano.

Neste sábado, o secretário Ricardo Leyser estará com o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Vancouver, John Furlong, e a ministra do Esporte e Lazer da Columbia Britânica, Ida Chong.


Ascom - Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: