Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

30/10/2009 às 16h30 - Ministro do Esporte participa de Seminário de Orientação para os Jogos Olímpicos de 2016  

O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse na manhã desta sexta-feira (30) que o Comitê Gestor das Olimpíadas de 2016 será instituído ainda este ano. Segundo o ministro, a determinação partiu do próprio presidente Lula, em reunirão realizada na última terça-feira (27), em Brasília. “O Comitê vai servir para articular todas as ações do governo relativas à preparação dos Jogos Olímpicos de 2016”, enfatizou.

O ministro participou, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, do primeiro dia do Seminário de Orientação para os Jogos Rio 2016. O encontro, que termina amanhã (31), reúne representantes dos três níveis de governo (federal, estadual e municipal), e dos comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiro, além de uma comitiva do Comitê Olímpico Internacional (COI).

O seminário foi aberto pelo diretor de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli. Ele explicou que a reunião tinha por objetivo construir parcerias e definir o trabalho para os próximos sete anos. Felli enfatizou que o Rio de Janeiro tinha feito uma grande campanha e que agora estava na hora de colocar os projetos em prática. “Vamos conversar sobre as operações e os desafios de organizar os Jogos Olímpicos”, explicou. “Todos nós temos o mesmo objetivo: realizar Jogos Olímpicos excepcionais em 2016”.

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, disse que a reunião era fundamental para estreitar ainda mais os laços entre o COI e o Comitê Rio 2016. “Demos continuidade ao trabalho iniciado ainda em Copenhague, após o anúncio da escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016”, disse. “O COI tomou uma decisão histórica e o Comitê Rio 2016, os três níveis de governo e toda a cidade estão prontos para atender a entidade no que for preciso”.

Esta é a primeira reunirão de trabalho no Rio de Janeiro, após a escolha do Rio como cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Tem caráter técnico e o objetivo de passar as primeiras orientações do COI para as equipes sobre a organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, além dos desafios e as operações necessárias à organização e execução das duas competições.

Durante o evento serão debatidos temas diversos, como finanças, acomodações, segurança e aspectos legais dos Jogos. Além do diretor de Jogos Olímpicos do COI, participam do encontro outros seis integrantes do comitê: Timo Lumme, diretor de Serviços de Televisão e Marketing; Christophe Dubi, diretor de Esportes; Antony Scanlon, chefe de Operação, Serviços e Coordenação de Jogos Olímpicos; Jennifer O’Brien, gerente de Projeto da Coordenação de Jogos Olímpicos; Robert Roxburgh, diretor de Relações com a Imprensa; e Toshio Tsurunaga, gerente do Programa do COI para Serviços aos Comitês Olímpicos Nacionais.


Ascom – Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: