Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

26/10/2009 às 12h12 - Odontologia esportiva é tema de Fórum nesta terça em São Paulo  

Serão discutidas experiências e avanços em uma das áreas cruciais da medicina esportiva. Evento reunirá médicos especialistas, dirigentes esportivos e atletas

Quando se trata de competições como Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que o Rio de Janeiro sediará em 2016, não pode faltar uma pauta essencial: a medicina esportiva. Entre os temas em destaque na atualidade, está a saúde e a proteção bucal dos atletas. Para debater este assunto e reunir os setores esportivos interessados, a Secretaria Nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte realiza, com a participação de atletas e especialistas nacionais e estrangeiros, o 1° Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento, que acontece nesta terça-feira (27) em São Paulo, a partir de 14h. O evento é organizado pelo Centro de Odontologia do Esporte (CODEC) do Centro de Estudos, Treinamento e Aperfeiçoamento em Odontologia (CETAO), instituição de extensão e pós-gradução em odontologia que mantém acordo de cooperação científica com a universidade japonesa de Nihon.

Durante o Fórum, serão apresentadas informações e experiências acerca da importância do preparo brasileiro na odontologia esportiva e os principais avanços da área, como um protetor bucal com tecnologia 100% nacional, desenvolvido pelo CETAO através de parceria com o Japão, que permite moldes personalizados aos atletas. Os protetores são utilizados para prevenção a impactos em diversos esportes, sejam coletivos, individuais ou de luta, como futebol, handebol, patins on line, vôlei, boxe, basquete, mountain bike e caratê, e ganham cada vez mais adeptos.

O 1º Fórum de Odontologia do Esporte para Atletas de Alto Rendimento contará com palestras de Dr. Hiroshi Suzuki, professor da Universidade de Nihon, e especialistas brasileiros como Dr. Hilton Tiba,coordenador do CETAO e responsável pelo desenvolvimento do novo protetor bucal,Dr. Alênio Calil Mathias, membro do conselho diretivo do CETAO, Dr. Alexandre Jun Ueda, que abordará a história da odontologia no esporte, e Dr. Wagner Castropil, ortopedista especializado em Medicina do Esporte que integrou a delegação brasileira em três edições olímpicas, em duas como atleta de judô e uma como médico. Também participam do evento o diretor da Secretaria de Alto Rendimento do Ministério Marco Aurelio Klein; a ex-atleta do basquete Magic Paula, diretora do Centro Olímpico da Prefeitura de São Paulo; os atletas olímpicos Fábio Vanini,do handebol, e Cassius Duran, dos saltos ornamentais; e o nadador paraolímpico Joon Sok Seo, coreano naturalizado brasileiro, que também é cirurgião-dentista.

O Fórum se realiza no Esporte Clube Sírio, Avenida Indianópolis, 1192, Moema, São Paulo, das 14h às 19h desta terça, 27 de outubro.

Inscrições devem ser feitas pelo e-mail rsvp@cetao.com.br, enviando os seguintes dados: nome completo, empresa ou instituição, cargo ou função, endereço completo para correspondência, telefone comercial, celular e e-mail.

Priscila Novaes
Ascom - Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: