Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

01/10/2009 às 16h07 - Para ministro mensagem da Candidatura Rio 2016 tem repercussão positiva entre membros do COI  

Um dia antes da escolha da cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o ministro do Esporte, Orlando Silva, acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em encontros bilaterais com membros votantes do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, na Dinamarca. Ele ressaltou que a delegação brasileira encontrou uma resposta positiva durante as reuniões e que a mensagem da Candidatura Rio 2016 teve grande repercussão.

“A comunidade olímpica compreende nossa mensagem de que organizar os Jogos estimularia o desenvolvimento do Brasil, a transformação urbana do Rio e o desenvolvimento social através do esporte”, afirmou, em entrevista coletiva concedida à imprensa nacional e internacional.

O ministro Orlando Silva reafirmou a qualidade do projeto brasileiro. “No dia 02 de setembro último, a Comissão de Avaliação do COI divulgou o seu relatório de inspeção das cidades candidatas. O Rio de Janeiro foi aprovado em todos os itens. A avaliação foi técnica e ficou demonstrado que temos plenas condições de sediar os Jogos Olímpicos”, destacou.

O presidente do Banco Central, ministro Henrique Meirelles, citou, durante a entrevista, os motivos que favorecem a escolha do Rio. “O Brasil hoje está numa situação econômica muito favorável, principalmente pelo modo como o país enfrentou a crise e como está saindo dela. Os dados mostram que 25 milhões de brasileiros se tornaram classe média. O Brasil irá se tornar a quinta economia mundial até 2016, segundo o Banco Interamericano”, disse.

Além dos ministros Orlando Silva e Henrique Meirelles, integram a comitiva do presidente Lula o ministro da Justiça, Tarso Genro, e da Comunicação Social, Franklin Martins. A coletiva de imprensa também contou com a presença do escritor Paulo Coelho, do ex-tenista Gustavo Kuerten, do técnico Carlos Alberto Parreira e do velejador Torben Grael.

Agenda do Ministro
À noite, o ministro Orlando Silva participa da solenidade de abertura da 121ª Sessão do COI, com a comitiva brasileira. Amanhã (02/10), dia da decisão, o ministro segue pela manhã ao Bella Center, local onde acontece a eleição. Às 12h5 (7h5, horário de Brasília), o ministro acompanha a apresentação do Rio de Janeiro aos membros votantes do comitê. O resultado da votação será divulgado entre 18h30 e 19h (13h30 e 14h, no horário de Brasília).

Foto: Presidência da República
Ascom - Ministério do Esporte




  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: