Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

02/09/2009 às 18h14 - Para ministro relatório do COI prova capacidade do país para receber Jogos Olímpicos  

O ministro do Esporte, Orlando Silva Junior, disse que o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a candidatura Rio-2016 é uma prova de que o país tem capacidade para receber os Jogos Olímpicos. O ministro participou da entrevista coletiva, nesta tarde, no Rio de Janeiro, ao lado do governador Sergio Cabral Filho e do prefeito Eduardo Paes.

Segundo ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou satisfeito com a aprovação do projeto brasileiro. “Lula acredita que o relatório do COI mostra a confiança do mundo no Brasil. Reconhece que o país é destino seguro para investimentos e para a realização dos jogos”.

Na sua avaliação, entre os itens fortes da candidatura do Rio de Janeiro estão as garantias oferecidas pelos três níveis de governo. “Garantias sólidas e consistentes que foram muito bem recebidas”, disse o ministro.

Outros pontos fortes apontados pelo ministro são: o quadro macroeconômico favorável do país e o detalhamento de um orçamento sustentável. Além disso, ele avalia que o COI compreendeu e aprovou o conceito da candidatura do Rio de Janeiro de ter o esporte como instrumento de inclusão social. “Eu quero transmitir ao povo brasileiro a nossa confiança de que podemos sim realizar o sonho olímpico no Brasil”.

O ministro elogiou o trabalho das equipes envolvidas na produção do projeto da candidatura do Rio. “A consistência do projeto ficou demonstrada pelo relatório do COI”. O relatório publicado pelo COI é uma análise técnica de 17 temas detalhados nos dossiês de cada cidade candidata.

O Rio de Janeiro concorre com Madri (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão). O anúncio da cidade que sediará os Jogos Olímpicos em 2016 acontecerá no dia 02 de outubro em Copenhague, na Dinamarca.



Ascom - Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: