Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

29/04/2009 às 17h50 - Ministro participa da recepção da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional  

O ministro do Esporte, Orlando Silva, participou nesta quarta-feira (29/04) da recepção dos 13 membros da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) que estão no Brasil para conhecer o projeto de candidatura Rio 2016. Em uma sessão inaugural no Copacabana Palace, os integrantes da comitiva receberam as boas vindas do Comitê de Candidatura Rio 2016.

Orlando Silva destacou a importância da união dos governos federal, estadual e municipal na apresentação do projeto Rio 2016. “Repercutiu bem entre os membros do COI a articulação dos três níveis de governo. O fato de agirmos juntos e oferecermos garantias governamentais impressionou favoravelmente os integrantes da comissão”, explicou.

O evento contou com a presença do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente de honra da Fifa e membro do COI, João Havelange.

O ministro afirmou também que levou uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao COI. “Transmitimos a eles que o Brasil é um país moderno com uma democracia consolidada e temos as condições necessárias para receber os Jogos Olímpicos de 2016. Temos a confiança e a segurança de que, assim como Barack Obama disse que o nosso presidente é o cara, o Brasil é o país e o Rio de Janeiro é a cidade”, declarou.

João Havelange falou aos membros do COI que foi testemunha da evolução do Brasil, de nação em desenvolvimento para o atual momento econômico de crescimento. “Com a minha idade, infelizmente já não tenho ambições esportivas. Mas tenho um desejo, que é oferecer ao Brasil e à América do Sul a organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos”, disse.

Orlando Silva acrescentou que o Brasil tem uma economia estável, com ambiente favorável para investimentos. “Estamos convictos da nossa capacidade e nosso país está de braços abertos para receber o mundo e a Família Olímpica em 2016”, afirmou.

O Rio de Janeiro concorre com Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. O COI anuncia a decisão no dia 2 de outubro deste ano em Copenhague, na Dinamarca.

Ascom - Ministério do Esporte

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: