Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

27/03/2009 às 08h00 - Rio 2016 recebe aplausos na Sportaccord  

A apresentação técnica, mas cheia de emoção, da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 conquistou a plenária da SportAccord nesta quinta-feira, dia 26. O projeto olímpico da cidade, detalhado por um time de peso – o Ministro do Esporte, Orlando Silva; o Governador Sérgio Cabral, o Prefeito Eduardo Paes; o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman; o Secretário Geral, Carlos Roberto Osório; e a medalhista olímpica de vôlei de praia Adriana Behar, Embaixadora Rio 2016 –, recebeu fortes aplausos da platéia formada por integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e centenas de pessoas ligadas ao mundo do esporte.

A quarta apresentação oficial da candidatura Rio 2016 esquentou o clima frio de Denver, que amanheceu sob forte nevasca. A novidade foi um vídeo com um sobrevôo das quatro regiões previstas para receber os Jogos Olímpicos – Maracanã, Copacabana, Deodoro e Barra da Tijuca –, sinalizando onde ficará cada instalação esportiva. “Tudo o que mostramos na apresentação está detalhado em nosso Dossiê de Candidatura e refletido em nosso plano de orçamento. É um projeto real. Nos últimos anos, os três níveis de governo têm trabalhado para que a infraestrutura esportiva do Rio de Janeiro coincida com a paixão do povo brasileiro pelo esporte. Estamos prontos e podemos oferecer ao Movimento Olímpico um novo país e um novo continente”, discursou Carlos Arthur Nuzman, que abriu a apresentação.

O Governador Sérgio Cabral apresentou dados que mostram a força da economia brasileira no mercado de marketing, na exploração de petróleo e na exportação de alimentos. “No momento financeiro atual, ninguém quer problemas de orçamento. Por isso, o orçamento da candidatura Rio 2016 é completo, honesto e realista. É transparente e inclui todos os investimentos necessários para a realização dos Jogos Olímpicos. O Rio de Janeiro fará Jogos Olímpicos impecáveis, com orçamento garantido e excelência técnica”, disse Cabral.

A sinergia entre a Copa do Mundo de 2014 e o Rio 2016 abriu o discurso do Prefeito Eduardo Paes, que destacou as melhorias que já vêm sendo realizadas na cidade. “Estamos desenvolvendo projetos de transporte, segurança e meio ambiente. Vamos modernizar o aeroporto e a região portuária. Tudo isso está ligado à candidatura olímpica. O Rio 2016 proporcionará semanas maravilhosas para o esporte, mas também muitos anos de mudança social e desenvolvimento esportivo, que farão a diferença para várias gerações”, finalizou Paes.

A apresentação ressaltou que o Comitê Rio 2016 tem programas para incrementar a experiência de assistir aos Jogos Olímpicos e para desenvolver diversas modalidades esportivas. Carlos Roberto Osório ressaltou a importância dos Jogos Pan-americanos Rio 2007. “Os Jogos Pan-americanos nos deram instalações esportivas e experiência. Aprendemos como melhorar. O evento deixou um legado tangível de US$ 2 bilhões. E com o investimento do governo, a maioria das instalações do projeto Rio 2016 já está pronta”, disse Osório.

Duas vezes medalhista olímpica no vôlei de praia – prata em Sydney 2000 e em Atenas 2004 –, Adriana Behar falou em nome dos atletas brasileiros que apoiam a candidatura. “O Rio de Janeiro é um lugar especial para competições esportivas. As pessoas, a paixão pelo esporte, as praias e as montanhas, tudo isso tornará os Jogos Olímpicos Rio 2016 inesquecíveis. Os atletas não terão apenas uma Vila olímpica com todas as facilidades, mas também um local com o sabor do Rio de Janeiro”, disse Adriana.

A Secretária Estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins, também esteve presente na SportAccord. Além da apresentação, o Rio de Janeiro tem um estande para divulgar a candidatura. O local tem um telão projetando imagens da cidade e detalhes do projeto olímpico. O piso faz referência ao calçadão de Copacabana e os visitantes são recebidos com o tradicional cafezinho, 100% brasileiro. Durante o evento, os integrantes do Comitê Rio 2016 se reuniram com representantes das Federações Internacionais pela primeira vez após a entrega do Dossiê de Candidatura


Assessoria de imprensa Rio 2016

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: