Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

21/03/2009 às 18h40 - Rio 2016 é apresentada à comunidade dos países de língua portuguesa, em Lisboa  

A candidatura da cidade do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi apresentada neste sábado, 21 de março, em Lisboa (Portugal), durante a 2ª Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A apresentação foi feita pelo secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte brasileiro, Ricardo Leyser, que está representando o ministro Orlando Silva Júnior.

Leyser exibiu um dos vídeos da campanha que o governo brasileiro vem veiculando em rede nacional de televisão em apoio à candidatura, apontou os principais aspectos do projeto Rio 2016 e falou dos benefícios que o Brasil terá com os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Ao lembrar que o Rio de Janeiro foi a capital de Portugal por 12 anos – durante o exílio da Coroa Portuguesa que se refugiara das Guerras Napoleônicas –, o secretário também recordou que nenhum país de língua portuguesa teve, até o momento, oportunidade de organizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão. “Esta é uma oportunidade histórica que o Comitê Olímpico Internacional tem de abrir o leque dos Jogos para uma comunidade de aproximadamente 240 milhões de pessoas distribuída por vários continentes”, afirmou Leyser.

Ele também chamou a atenção para o fato de que o Brasil, além de ser o maior país de língua portuguesa no mundo, é a maior nação da América do Sul, e por isso também “está representando uma população de quase 400 milhões de sul-americanos que igualmente nunca tiveram a honra de receber a Família Olímpica”.

A CPLP
Formada em 1996, a CPLP, com sede em Portugal, é constituída por Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Desde 2008, quando foi realizada, no Rio de Janeiro, a 1ª Reunião da Conferência dos Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto, Angola ocupa a presidência da Conferência, e o Brasil, a vice-presidência, conforme o sistema de rodízio, de dois anos, adotado entre os países. Na reunião do Rio foi assinado o termo de adesão de Timor-Leste à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nas áreas de desporto e juventude.

Entre os participantes da Conferência em Lisboa estão o secretário de Estado da Juventude e do Desporto de Portugal, Laurentino José Monteiro de Castro Dias, e representantes dos Ministérios da Juventude e Desportos de Angola, Cabo Verde e Moçambique, do Ministério da Comunicação Social, Juventude e Desportos de São Tomé e Príncipe e da Secretaria de Estado de Juventude e Desporto de Timor-Leste.

Na pauta das autoridades governamentais, entre outras questões, temas relacionados com políticas nacionais de juventude e esporte e as possíveis modalidades de cooperação multilateral entre os países. E os preparativos para a sétima edição dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa, em 2010, em Moçambique. A anterior, em julho de 2008, foi realizada no Rio de Janeiro, com participação de 600 jovens atletas dos oito países.

Em paralelo à Conferência realizam-se a SPOT – Feira da Juventude – e a Mostra de Jovens Criadores da CPLP.


Sueli Scutti – Assessora de Imprensa do Ministério do Esporte no Rio 2016

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: