Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

24/10/2013 às 15h20 - Com equipamento de ponta, Campeonato Brasileiro de Esgrima começa em Curitiba  

Mudança de patamar na esgrima brasileira. A edição 2013 do Campeonato Brasileiro de Esgrima, que começou nesta quinta-feira (23.10) e vai até domingo (27), em Curitiba, marca o início do novo ciclo em que foi feita a entrega oficial dos equipamentos de padrão internacional que moderniza a modalidade no país. A cerimônia contou com a presença do diretor de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Avellar. “A utilização desses equipamentos é uma mudança de padrão na esgrima brasileira. Antes, os atletas tinham dificuldade em ter acesso aos materiais de ponta, encontrados somente fora do país. Os principais esgrimistas tinham a oportunidade de treinar e competir com a melhor estrutura somente nas competições internacionais, porque no Brasil, os atletas trabalhavam com uma qualidade de material muito abaixa das principais potências no esporte”, analisou Avellar.  

Iniciativa inédita no país, a modernização dos equipamentos da esgrima brasileira foi possível por meio de convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), em 2011. O total repassado foi de R$ 1.292.240,00.

Foram adquiridos equipamentos de uso individual e coletivo para as categorias sabre, florete e espada. As principais aquisições são seis pistas de alumínio, seis aparelhos de sinalização de toques com monitor, 24 carretéis de conexão entre os esgrimistas e o sinalizador, 24 cabos de conexão, seis cronômetros e seis balanças digitais, além de conjuntos completos de roupa (jaqueta e calça), máscaras, tênis, luvas, protetores, ponteiras, coletes eletrônicos e armas para todas elas.


Inicialmente, o material vai dar suporte a 48 atletas das seleções principais das três categorias, incluindo as juvenis. “Os equipamentos também servirão para o esporte de base. Quando falamos em 48 nomes, esse número se estende quando os equipamentos são utilizados em competições como o Campeonato Brasileiro, que reúne cerca de 200 esgrimistas. Assim, acabam atendendo atletas que não têm acesso aos instrumentos de ponta”, explicou Avellar.  

Brasileiro de esgrima
A principal competição da esgrima no país reúne 179 atletas, representando 13 clubes brasileiros, além de 17 atletas veteranos. Entre os participantes há nomes do esporte brasileiro que representaram o país nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, como Renzo Agresta, no sabre (EC Pinheiros); Athos Schwantes, na espada (Academia Mestre Kato); e Guilherme Toldo, no florete (Grêmio Náutico União). Os atletas fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
 
Competem também duas atletas da espada que surgiram no programa Descoberta de Talentos Esportivos, do Ministério do Esporte: Rayssa Costa, da Comissão Desportiva do Exército, e Cléia Guilhon, do Colégio Militar de Brasília.

Acompanhe ao vivo via internet as provas do Campeonato Brasileiro de Esgrima

Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

 

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: