Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

05/10/2013 às 12h40 - Atletas do vôlei de praia destacam Bolsa Pódio como incentivo a bons resultados em 2016  

Os atletas da Seleção Brasileira de vôlei de praia contemplados com a Bolsa Pódio, na sexta-feira (04.10), no Rio de Janeiro, destacaram a importância do programa do Ministério do Esporte na busca por medalhas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O anúncio do benefício, que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil e faz parte do Plano Brasil Medalhas, do governo federal, foi feito pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na sede da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

No vôlei de praia, a preparação dos brasileiros para 2016 conta com novo sistema de avaliação, que aposta em alternância de duplas para diferentes circuitos, estabelecida pela comissão técnica. A partir desse modelo, serão selecionados os quatro melhores de cada categoria – masculina e feminina – que integrarão a delegação nacional da modalidade no Rio de Janeiro daqui a três anos.

Veja também:

Aldo Rebelo entrega certificados da Bolsa Pódio a atletas do vôlei de praia

Musa do vôlei nos anos 1980, Isabel vê três filhos contemplados com a Bolsa Pódio

Medalhista do pentatlo moderno nos Jogos de Londres recebe a Bolsa Pódio

Ministério do Esporte anuncia os judocas contemplados pela Bolsa Atleta Pódio

Dilma homenageia atletas e anuncia o Bolsa Pódio aos paraolímpicos

Líderes do Circuito Mundial em 2013, com a conquista de cinco das oito etapas disputadas, Talita (foto) e Taiana acreditam no espírito de dupla durante a preparação para os Jogos do Rio. “Vamos nos doar 100% para lutar pela vaga de cada uma de nós em 2016. Queremos conquistar nosso espaço juntas”, pontuou Talita, confiante de que o novo sistema gere maior motivação.

“A Bolsa Pódio é outro fator que nos motiva, que vem se somar nesse processo como um estímulo a mais, porque precisamos mantê-la com resultados satisfatórios e esforço diário. O desafio do atleta de alto rendimento é o trabalho permanente”, avaliou Taiana.

Comissão multidisciplinar
Até 2016, a dedicação aos treinos é intensa. A Seleção Brasileira de vôlei de praia, que conta com o apoio de 24 profissionais de comissão multidisciplinar, trabalha em tempo integral junto às equipes masculina e feminina desde janeiro deste ano. A manutenção do trabalho de desenvolvimento da modalidade é fruto de uma série de investimentos realizados pelo Ministério do Esporte, com aporte oriundo de convênios e incentivos fiscais.

Campeão olímpico em Atenas 2004, Ricardo Santos ressaltou a profissionalização da modalidade ao longo de seus 18 anos de carreira: “Além de contarmos com amplas equipes que auxiliam o atleta, com nutricionista, fisiologista, psicólogo, entre outros profissionais, os centros de treinamento hoje também estão mais preparados”, disse.

  Ricardo, entre o ministro do Esporte e o presidente da CBV: trabalho em equipe

Ricardo contou que a Bolsa Pódio auxiliará a manter sua comissão pessoal, que tem em média cinco integrantes que o auxiliam nos treinos e em sua carreira: “Pretendo continuar investindo em ter uma estrutura melhor, para estar bem focado no objetivo da Seleção visando aos Jogos de 2016. Temos o suporte necessário para angariar bons resultados.”

Parceiro de Ricardo na conquista do ouro em Atenas 2004 e do bronze em Pequim 2008, o também veterano Emanuel Rego aposta ainda nas novas gerações e no legado dos investimentos na preparação para 2016: “Houve uma evolução contínua do vôlei de praia que pude acompanhar na minha carreira. Sou prova viva da melhoria, tanto da administração do esporte quanto do apoio que recebemos”.

Atletas do vôlei de praia certificados pela Bolsa Pódio:

Emanuel Rego
Ricardo Santos
Alison Cerutti
Pedro Solberg
Bruno Schmidt
Álvaro Filho
Evandro Júnior
Talita Rocha
Taiana Lima
Maria Clara Rufino
Maria Elisa Antonelli
Agatha Bednarczuk
Liliane Maestrini
Bárbara Freitas
Carolina Solberg

Confira a reportagem em vídeo:



Priscila Novaes, especial para o Ministério do Esporte
Fotos: Divulgação/CBV
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: