Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

04/09/2013 às 10h00 - Academia Brasileira de Treinadores capacitará 108 técnicos de três modalidades  

Até o final de 2015, um total de 108 técnicos do judô, lutas associadas e taekwondo serão capacitados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para trabalharem no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de atletas dessas modalidades. Em evento realizado nessa terça-feira (03.09), no auditório do COB, no Rio de Janeiro, foi lançada a segunda turma da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Estiveram presentes o diretor executivo de Esportes do COB, Marcus Vinicius Freire, o superintendente do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), Augusto Heleno, a gerente do IOB, Soraya Carvalho, e representantes das três modalidades contempladas pela ABT.

A primeira turma da ABT, que está em curso e cujo com término ocorrerá em setembro de 2014, é voltada para 95 treinadores de atletismo, ginástica artística e natação. "O COB vê a capacitação de treinadores como um caminho fundamental para buscar a superação de um ponto crítico do esporte brasileiro. Atualmente existe uma lacuna na formação de profissionais interessados em atuar no esporte de alto rendimento como treinador. Queremos com a ABT formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento esportivo e alcançar resultados positivos em nível mundial. Com isso, além de contribuir para o aprimoramento técnico das diferentes modalidades, a ABT vai ao encontro da estratégia definida pelo COB de tornar e manter o Brasil uma potência olímpica", observou Augusto Heleno, superintendente do IOB.

As inscrições para a ABT podem ser feitas até o dia 25 de setembro, através do link http://www.cob.org.br/cultura-e-educacao/instituto-olimpico-brasileiro e os interessados devem ser profissionais de Educação Física, devidamente registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF) e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. As inscrições para a ABT serão feitas conforme regras do edital do processo de seleção, disponibilizado no site do COB. Após a inscrição, os treinadores passarão por um processo seletivo. A divulgação dos treinadores selecionados para os cursos será realizada em 11 de novembro, com início das atividades marcadas para o início de dezembro. O curso é inteiramente financiado pelo COB.

A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, departamento de educação do COB, com o objetivo de melhorar o sistema de preparação esportiva no país, preenchendo a carência na formação do treinador esportivo de alto rendimento com vistas aos Jogos Olímpicos Rio 2016 e ao futuro do esporte nacional. A ABT visa ainda complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, com foco no esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

“É um grande prazer estar aqui falando sobre educação, investimento e formação de pessoas, algo que tem sido um braço forte que o Comitê Olímpico Brasileiro tem apostado. Vamos multiplicar o conhecimento dos treinadores pelo Brasil inteiro. A ABT capacitará mais de 100 treinadores e deixará isso como história para o esporte olímpico brasileiro”, declarou Marcus Vinicius Freire, que apresentou o planejamento esportivo do COB para o ciclo olímpico aos presentes no lançamento da segunda turma da ABT.

A Academia Brasileira de Treinadores desenvolve suas atividades por meio do Curso de Esporte de Alto Rendimento. O curso é desenvolvido através de oito módulos presenciais, outros três à distância e mais três módulos de estágio, voltados para duas áreas: Desenvolvimento Esportivo e Aperfeiçoamento Esportivo e terá duração de aproximadamente dois anos, de 2013 a 2015.


Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: