Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

05/08/2013 às 10h00 - Rio 2016 revela o que está por vir no marco de três anos para os Jogos Olímpicos  

Em 1096 dias, a América do Sul receberá, pela primeira vez, uma edição do maior evento esportivo do planeta. A partir de hoje, o Brasil tem 36 meses para mostrar ao mundo o tamanho da sua vontade e a força da sua celebração. Exatos 3 anos separam a cidade do Rio de Janeiro da cerimônia de abertura da 31ª edição dos Jogos Olímpicos de Verão, marcada para 5 de agosto de 2016.

Nos próximos três anos, as engrenagens começam a girar mais depressa e o Rio 2016™ vai dando forma àquilo que antes existia apenas no papel. Lançamentos dos pictogramas, medalhas, tocha, mascotes, programa de voluntários, venda de produtos licenciados e ingressos, projetos de cultura e educação e instalações esportivas. Até 2016, muitas surpresas aguardam no caminho e a transformação está apenas começando.

Confira quais serão os próximos passos na preparação dos Jogos Rio 2016:

2013
O ano de 2013 está longe de acabar e, a partir deste segundo semestre, algumas entregas grandes estão por vir. Representando uma importante etapa de planejamento, o exercício da instalação modelo chega ao fim nos próximos meses, determinando as operações da nossa instalação-modelo e a base para os planos operacionais de mais de 50 instalações do Rio 2016™.

O programa da Cadeia de Suprimentos Sustentável também dá um importante passo neste ano, com o lançamento do Portal de Suprimentos, que vai informar todas as demandas de aquisições dos Jogos. Desde 2013, o programa tem o objetivo de promover a capacitação de fornecedores e o desenvolvimento econômico em larga escala, contando com parcerias estratégicas com instituições como o Sebrae.

Uma importante Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) acontece em setembro, em Buenos Aires, e vai apresentar o escopo de todas os eventos dos 28 esportes dos Jogos Olímpicos Rio 2016™ (além, é claro, da próxima cidade-sede dos Jogos Olímpicos de Verão, a serem realizados em 2020).

A revelação dos pictogramas dos Jogos é uma das grandes surpresas que nos aguardam no marco dos 1000 dias para os Jogos, quando todos vão conhecer os esportes Olímpicos nos traços característicos da marca Rio 2016™. Os primeiros produtos licenciados Rio 2016™ também serão apresentados ainda no fim de 2013, com o início das vendas marcado em loja virtual e pontos de venda espalhados pela cidade para o próximo ano.

Fechando o ano no Comitê, 600 profissionais se preparam para fazer história em um projeto que vai mudar o país ao longo dos três anos que estão por vir.

2014
Os Jogos começam a se materializar diante dos olhos atentos dos apaixonados pela marca Rio 2016™ a partir de três envolventes acontecimentos marcados para 2014: é chegada a hora de todos conhecerem os personagens mais queridos dos Jogos, as mascotes Rio 2016™; a apresentação do projeto de ambientação do Rio 2016™ vai compor o visual de toda a cidade em 2016; e, por fim, o processo de seleção de mais de 70 mil Voluntários se inicia, garantindo a participação de todos para a realização de Jogos excelentes.

O esporte como catalizador da educação no país faz parte do projeto Rio 2016™. O lançamento do Programa de Educação está previsto para acontecer em 2014, após a conclusão de uma fase de testagem com mais de 10 escolas cariocas.

A diversidade cultural também está em pauta em 2014 e o Programa de Cultura Rio 2016™ vai promover as características e valores culturais brasileiros, culminando em um grande Festival Cultural em 2016.

No fim do ano, muitas instalações de competição já começam a ficar prontas, preparando-se para os diversos eventos-teste do próximo ano. O primeiro evento-teste está marcado já para 2014, com a realização de um campeonato de Vela na instalação Olímpica Marina da Glória.

Neste momento, o número de profissionais no Comitê Organizador já terá dobrado em relação ao ano anterior, somando 1200 agentes da transformação.

2015
A apenas um ano dos Jogos é chegada a hora de certificar que tudo está em ordem. Para isso, outros cerca de 50 eventos-teste estão marcados para acontecer entre 2015 e 2016, verificando o funcionamento das competições de todos os esportes dos Jogos. Será uma operação complexa, que envolverá, além da área de esportes, diversas áreas operacionais como bilheteria, imprensa, transporte, acomodações, serviços ao espectador, entre outras.

E para quem faz questão de assistir a este grande evento de perto, fique ligado, pois a venda dos mais de sete milhões de ingressos para os Jogos também está prevista para começar no mesmo ano.

No último ano de preparação, o time Rio 2016™ somará mais de 2200 colaboradores.

2016
Com a cidade do Rio de Janeiro preparada, o clima de celebração já está no ar. Cerca de três meses antes dos Jogos, a tocha Olímpica será acesa na cidade de Olímpia e vem traçando o seu percurso até chegar à instalação Olímpica do Maracanã, palco da Cerimônia de Abertura do Rio 2016™, em 5 de agosto de 2016. Ao longo das duas semanas seguintes, o equivalente a 41 campeonatos mundiais serão realizados, contando com cerca de 10.500 atletas de mais de 200 nacionalidades.

As atenções de pessoas de todo o mundo se voltam para a cidade do Rio de Janeiro. Mais de 100 mil pessoas compartilharão esta experiência, sendo cerca de 8.000 colaboradores Rio 2016™, 35.000 de empresas terceirizadas e mais de 70.000 mil voluntários. Na plateia, serão milhões de espectadores nas instalações das quatro regiões de competição e live sites dos Jogos. Além disso, bilhões de pessoas de todo o mundo acompanham ao vivo as transmissões das emissoras detentoras de direitos espalhadas pelos cinco continentes. Em Londres 2012, por exemplo, o alcance global da audiência dos Jogos somou impressionantes 3,6 bilhões de pessoas.

A partir de 22 de agosto de 2016, será iniciado o processo de transição para os Jogos Paralímpicos e, após isso, a entrega das instalações permanentes para sua utilização futura e dissolução das estruturas temporárias de acordo com os projetos de Legado e a política de gestão de resíduos da Cadeia de Suprimentos Sustentável, respectivamente.

Três valores que transformam
Serão quase sete anos desde o inesquecível dia 2 de outubro de 2009, data em que o Rio de Janeiro conquistou o título de “cidade-sede” dos Jogos Olímpicos de 2016. Desde então, um intenso trabalho de preparação vem sendo desenvolvido pelo Comitê Organizador, não somente para garantir as estruturas necessárias à realização deste grande evento, mas também para promover uma verdadeira transformação na cidade e no país.

Pautados nos três valores do Olimpismo – excelência, respeito e amizade, são projetos de legado para o esporte, mobilidade e acessibilidade urbana, educação, cultura, consciência ambiental e comunitária e desenvolvimento econômico. Temos três anos, 36 meses ou 1096 dias para fazer tudo isso acontecer. Neste dia 5 de agosto de 2013, o Rio 2016™ convida a todos a fazer parte desta transformação


Fonte: Rio 2016
Foto: Rio 2016/Alex Ferro

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: