Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

31/07/2013 às 14h00 - Com duas sedes simultâneas, segunda etapa da LDB inicia nesta quarta-feira  

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2013 voltará à ativa. Nesta quarta-feira (31.07), terá início a segunda etapa de jogos da maior competição de base do basquete brasileiro. Até o próximo domingo (04.08), as 20 equipes envolvidas na disputa do campeonato Sub-22 se dividiram em duas sedes e cada time disputará cinco partidas consecutivas. A competição é organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Ministério do Esporte.

Com investimento de R$ 4,6 milhões do Ministério do Esporte, a LDB tem seu foco no desenvolvimento da base do basquete nacional ao revelar talentos e abastecer as equipes que competem no Novo Basquete Brasil (NBB) e a seleção brasileira, de olho nos Jogos Olímpicos de 2016 e de 2020.

Veja mais:
Liga de Desenvolvimento de Basquete conta com clínicas durante as etapas
Clínica técnica faz aquecimento para a Liga de Desenvolvimento de Basquete
Basquete recebe maior investimento público na história da modalidade   

No Ginásio da Asceb, em Brasília, no Distrito Federal, estarão o anfitrião Uniceub/BRB/Brasília, os mineiros do Allianz/Ginástico e Minas Tênis Clube, o SKY/Basquete Cearense (CE), o SFC/Vitória/Cavalo Marinho (BA), os pernambucanos do Náutico/Fase Faculdade e do Sport Club do Recife, o Universo/Goiânia (GO) e o Vila Velha/Garoto/IVV/Cetaf e o Vitória Basquete/Praia Clube/CECRE, ambos do Espírito Santo.

O destaque das disputas na capital federal fica por conta do Minas. Sem saber o que é perder na competição - a equipe venceu seus nove jogos na primeira etapa -, o clube de Belo Horizonte espera manter os 100% de aproveitamento no campeonato para atletas de até 22 anos de idade.

"Nossas expectativas são as melhores possíveis. Sabemos que vamos enfrentar jogos duros e com o regulamento novo esses cinco jogos são de imensa importância, pois valem o dobro ser perde ou se ganhar. A primeira fase foi ótima para nós, mas já passou. Temos novos objetivos para essa segunda fase. Com os pés no chão vamos tentar fazer uma ótima fase de novo", disse o ala Rafa Moreira, um dos atletas mais experientes do elenco do Minas.

Enquanto isso, no Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos, no interior do Estado de São Paulo, entrarão em quadra: São José/Unimed (SP), que atuará ao lado de sua torcida, Paschoalotto/Bauru (SP), Vivo/Franca (SP), Pinheiros/SKY (SP), Paulistano/Unimed (SP), Winner/Kabum/Limeira (SP), Flamengo (RJ), Tijuca Tênis Clube (RJ), Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco/NBC (PR) e Grêmio Náutico União (PE).

Assim como o Minas, o Flamengo também entrará em quadra na segunda etapa sem saber o que é perder na LDB 2013. Dono de expressivas nove vitórias nos nove primeiros jogos disputados, a equipe comandada pelo técnico Paulo Chupeta terá uma novidade para os jogos no interior paulista.

Edição 2013
Para esta temporada, a Liga de Desenvolvimento de Basquete apresentou uma série de novidades. Além de ser a maior edição da história da competição para atletas de até 22 anos de idade, com a participação de 20 times e a duração de sete meses, a LDB 2012/2013 também possui uma inovação em seu regulamento.

As equipes foram alinhadas em uma só classificação (de 1º a 20º), mas divididas em dois Subgrupos (A1 e A2), de maneira regional para facilitar a logística da competição, sem levar em conta o índice técnico de cada uma.

Então, foi estipulado que os times enfrentariam duas vezes os rivais de seu Subgrupo e uma única vez os esquadrões da outra chave. Porém, para que todos os clubes tenham a mesma chance de se classificar, as partidas entre duas equipes de Subgrupos diferentes valerão o dobro de pontos (quatro) na tabela de classificação.

Foto: João Pires/LNB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: