Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

10/06/2013 às 08h00 - Secretário de Alto Rendimento visita atletas na Copa Brasil de Esgrima  

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, visitou, no último sábado (08.06), atletas e técnicos participantes da II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas que se realizou em São Paulo, no Centro Olímpico da prefeitura. Participaram da competição 37 atletas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Na visita, Leyser encontrou-se com o campeão paraolímpico de Londres 2012 Jovane Guissone, que confirmou o favoritismo na capital paulista e levou medalha de ouro na prova de espada, categoria B.

A II Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas é parte de um projeto conjunto entre o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte, que custeia a preparação de 16 modalidades adaptadas visando aos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. Em São Paulo, o secretário Leyser encontrou-se também com o presidente do CPB, Andrew Parsons, e com dirigentes do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), entre eles o presidente, Sir Philip Craven, e o diretor-executivo Xavier Gonzalez, para discutir os preparativos do Brasil para os Jogos Paraolímpicos de 2016.


O gaúcho Guissone explicou que a espada é a sua principal prova. “Fiquei muito feliz com essa medalha. Foi muito bom contar com o apoio da minha família que está aqui me incentivando”. Ele liderou o time masculino do Rio Grande do Sul, que levou o título das provas de espada por equipe ao vencer o Paraná. Para o atleta Fábio Damasceno, a vitória de seu estado veio devido à experiência da equipe. “Os paranaenses são especialistas em espada e nos deram muito trabalho. Acredito que a idade dos nossos esgrimistas deu maior tranquilidade para a gente manter a hegemonia por equipe”, ressaltou o gaúcho que ajudou a manter o estado com 100% de aproveitamento por equipe com cinco vitórias.

Pela primeira vez no país houve uma competição por equipes no feminino, e as gaúchas também venceram. Participante da equipe sulista, Suelen Rodolpho ficou otimista com a primeira conquista para o seu Estado. “Podemos nos tornar o melhor time. Ainda é tudo muito novo para a gente, mas este título nos dá motivação para que a gente continue treinando para manter-se sempre em primeiro”, disse a garota, que joga desde 2009.


Sueli Scutti, de São Paulo, com informações do CPB
Foto: Divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: