Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

09/05/2013 às 17h56 - Representantes de dez Comitês Olímpicos Nacionais visitam instalações do Rio 2016  

Representantes de dez Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) visitaram, nesta terça-feira (07.05), instalações esportivas em três das quatro regiões do Rio de Janeiro que vão abrigar competições nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As visitas fazem parte de um evento denominado Dia Aberto para CONs.

Pela manhã, o grupo conheceu o Centro Nacional de Hipismo, o local onde será construída a Arena Deodoro, o Parque de Pentatlo Moderno e o Centro Nacional de Tiro Esportivo, todos em Deodoro. O estádio do Maracanã e o Maracanãzinho também foram visitados antes do almoço. À tarde, as visitas começaram pelo Sambódromo, passaram pela Marina da Glória e a praia de Copacabana antes de terminar na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O diretor de Relações com Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais e Vila Olímpica do Rio 2016, Mario Cilenti, organizou o encontro, que começou na segunda-feira (06). Antes das visitas, o grupo ouviu várias palestras na sede do Comitê Organizador, na Cidade Nova.

“As palestras foram concentradas nos principais temas dos Jogos como transporte, hospedagem, serviços na Vila Olímpica, segurança, esportes e instalações esportivas”, disse Cilenti, que trabalha na organização de Jogos Olímpicos desde Sydney 2000. “Com apenas uma exceção, todos os profissionais que estão aqui no Rio são de esportes. Esse é o nosso foco: fazer apresentações com informações técnicas, não uma apresentação política”.

Diretor do secretariado do Comitê Olímpico Chinês, Daishun Wei, afirmou que o Dia Aberto para os CONs está sendo muito proveitoso. “Essa foi uma excelente iniciativa do Comitê Organizador. Um trabalho sério, muito profissional. Tenho certeza que vocês farão excelentes Jogos”, disse Wei, que ficou encantado com o Parque Olímpico da Barra.

“Mais da metade dos esportes ficarão concentrados na Barra, o que é muito bom”, considerou. Wei afirmou ainda que, apesar de conquistar dezenas de medalhas em esportes individuais, os chineses têm dificuldade em subir ao pódio em esportes coletivos. Mas ele acredita que isso pode mudar em 2016: “Estamos evoluindo nos esportes coletivos. Faremos o melhor para alcançar bons resultados aqui no Rio”.

Ao contrário da China, Botswana conquistou apenas uma medalha em toda a história dos Jogos Olímpicos. E foi justamente em Londres 2012, com Nijel Amos alcançando a segunda colocação nos 800m rasos. Secretário geral do Comitê Olímpico do país, Tuelo Serufho também participou do Dia Aberto para os CONs e disse que seu país deverá melhorar e muito a sua posição no quadro de medalhas em 2016.

“Disputamos Londres com apenas quatro atletas. Depois do primeiro pódio estamos mais ambiciosos. No Rio, pretendemos trazer cerca de 20 atletas e vamos buscar cinco medalhas”, disse Serufho. Atletismo, boxe, futebol e vôlei são os esportes mais praticados no país, mas ele diz que as chances de subir ao pódio são mesmo nos dois esportes individuais.

Assim como o representante chinês, o de Botswana também foi só elogios ao Comitê Organizador, à cidade e as instalações olímpicas. “Hesitei algumas vezes em vir ao Rio nas férias e agora me arrependo. A cidade é muito bonita mesmo. As praias então são de tirar o fôlego”, disse, antes de falar sobre o projeto dos Jogos.

“Estou impressionado com o progresso da organização. A grande vantagem da competição aqui é que tudo é muito próximo, apenas duas ou três instalações esportivas ficam um pouco mais longe”, opinou.

Essa foi a primeira visita ao Rio de Janeiro de todos os 19 profissionais estrangeiros. Representantes de cinco países europeus (Alemanha, Áustria, Croácia, Eslovênia e França), dois asiáticos (China e Qatar), dois africanos (Botswana e Namíbia), além do Comitê Olímpico Brasileiro participaram desse segundo Dia Aberto para os CONs. O primeiro aconteceu em dezembro do ano passado e o terceiro acontecerá entre os dias 5 e 6 de novembro. Outros dois eventos similares estão programados para 2014.

Fonte: Rio 2016
Foto: Rio 2016™/Alex Ferro

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: