Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

18/02/2013 às 17h00 - Comissão do COI visita o Rio para acompanhar preparativos dos Jogos de 2016  

A Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016 iniciou nesta segunda-feira (18.02) a quarta visita à cidade para acompanhar os preparativos. Na sessão de abertura, a presidente da comissão, Nawal El Moutawakel, lembrou que faltam 118 segundas-feiras para o início da competição, e que, neste quarto encontro, pode-se notar que a preparação “evoluiu consideravelmente”. Entre as questões que ela considera terem avançado a contento está o modelo de governança da organização. “Existem mais reuniões entre as equipes operacionais dos governos e do Comitê Organizador, e desde a nossa última visita uma série de decisões foi tomada”. Para ela, tendo passado os Jogos Olímpicos de Londres, as atenções estão voltadas para o Rio. “A complexidade da organização vai crescer exponencialmente nos próximos meses”, disse, ao afirmar que “o forte compromisso entre as partes nos dá confiança total de que vocês vão gerenciar os preparativos com competência.”


O ministro do Esporte, que saudou os integrantes da comissão em nome do governo brasileiro, ressaltou que “esta quarta reunião encontra a cidade do Rio de Janeiro e o país em dia com os compromissos assumidos”. Ele lembrou que, no que diz respeito às obrigações do governo federal, a presidenta da República, Dilma Rousseff, criou o Comitê Gestor dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, coordenado pelo Ministério do Esporte, com a tarefa de organizar todas as iniciativas a cargo da União. Lembrou também que a presidenta acompanha de perto os preparativos e, para isso, realiza reuniões periódicas do Conselho Olímpico, que congrega as máximas autoridades dos governos envolvidos com os preparativos e o Comitê Organizador. O ministro finalizou destacando que o Brasil tem orgulho em acolher os Jogos Olímpicos e a honra de sediar no Rio o mais antigo evento da humanidade, “e não apenas o mais antigo evento esportivo.”


Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a cidade tem experiência em acolher grandes eventos com relativa normalidade. “Caminhamos bem na entrega daquilo que foi programado.”

A comissão fica no Rio até o dia 20, e tem extensa programação de reuniões e visitas a instalações esportivas e obras de infraestrutura para os Jogos.
 
A Comissão de Coordenação
 Com o objetivo de auxiliar o trabalho dos Comitês Organizadores de todas as edições dos Jogos e monitorar o desenvolvimento dos projetos, o COI forma Comissões de Coordenação, que realizam visitas periódicas às cidades-sede. A comissão visita a cidade-sede uma vez por ano até o fim da edição anterior dos Jogos, quando as visitas passam a ocorrer duas vezes por ano. O grupo designado para os Jogos Rio 2016™ foi formado em janeiro de 2010, possui 18 membros e já fez três visitas oficiais ao Rio de Janeiro.

A Comissão de Coordenação tem integrantes dos cinco continentes, todos com experiência anterior em Comissões de Avaliação ou Coordenação de Jogos Olímpicos ou em Comitês Organizadores do maior evento esportivo do planeta. O grupo representa várias unidades do Movimento Olímpico, como atletas, Comitês Olímpicos Nacionais e Federações Internacionais, garantindo a coordenação necessária para o sucesso do evento.

Após ser a primeira africana a ganhar uma medalha de ouro Olímpica, ao vencer os 400m com barreiras nos Jogos de Los Angeles 1984, Nawal El Moutawakel se tornou a primeira mulher a liderar uma Comissão de Coordenação do COI.

Os demais integrantes são o diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli, Alex Gilady (ISR), Alexander Popov (RUS), Beatrice Allen (GAM), Ching-Kuo Wu (TPE), Francesco Ricci Bitti (ITA), José Luis Campo (ARG), Gunilla Lindberg (SWE), Jackie Brock-Doyle (GBR), John D. Coates (AUS), Julio César Maglione (URU), Nat Indrapana (THA), Nicole Hoevertsz (ARU), Patrick Joseph Hickey (IRL), Richard L. Carrión (PUR), Sergey Bubka (UKR), Timothy Tsun Ting Fok (HKG) e Willi Kaltschmitt Luján (GUA).

 
Sueli Scutti, do Rio de Janeiro
Foto:  Rio2016/alexferro.com.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: