Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

17/11/2011 às 15h48 - Brasil conquista mais de cem medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara    

O Brasil ultrapassou a marca de cem medalhas nos Jogos Parapan-Americanos, nos quatro primeiros dias de competição em Guadalajara, no México, que acontece de 12 a 20 de novembro. Até quarta-feira foram 104 medalhas, com 40 de ouro, 30 de prata e 11 de bronze. O desempenho da delegação levou o país a conquistar o primeiro lugar, ultrapassando os Estados Unidos – segundo colocado – com 66 medalhas, sendo 28 de ouro.

Do total de pódios conquistados pelos atletas paraolímpicos, 50 foram para a natação, que só na última quarta-feira (16.11) conseguiu 14 medalhas, quatro delas de ouro. No atletismo, Lucas Prado bateu o recorde parapan-americano dos 200m T11, com 22s85. Thierb Siqueira, beneficiado do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, venceu os 200m T12.

Fábio Moraes, também bolsista, garantiu o ouro na classe BC4 no último dia de competição da bocha. Além da medalha dourada, a modalidade volta ao Brasil com dois bronzes dos atletas José Carlos Chagas, na BC1, e Clodoaldo Massardi, na BC3.

Na prova de perseguição da classe C4-5, do ciclismo, João Schwindt e Soelito Ghor conquistaram ouro e prata, respectivamente, em uma final emocionante no velódromo de Guadalajara. Para Schwindt, a prova foi surpreendente. “Hoje fui buscar medalha, mas não esperava o ouro. Fiz o melhor tempo de minha vida na eliminatória e a partir dali vi que podia ganhar. Fui para a final feliz da vida, só não sabia como o meu corpo iria responder. Dei o máximo e consegui conquistar o primeiro lugar”, ressaltou.

Soelito Ghor, que já havia conquistado um ouro e um bronze no contra-relógio, ficou muito contente com a prata. “Para mim essa prata é como se fosse ouro. Nunca foi tão bom fazer um segundo lugar, pois perdi para um brasileiro. Agora vou batalhar para ganhar mais medalhas, pois terei que dividir essas com a minha filha”, disse Soelito.

Segundo o coordenador técnico do ciclismo, Romolo Lazzaretti, o resultado foi muito bom, dentro das expectativas. “Nossa meta era ganhar seis medalhas e já conquistamos cinco, três delas com o Soelito e duas, com o João. Teremos pela frente a prova de estrada para aumentar esse número.”

Resumo da participação do Brasil até o quarto dia de competições dos Jogos Parapan-Americanos.


TIRO COM ARCO

Francisco das Chagas Dantas e Patrícia Layolle garantiram vaga nas decisões do bronze na categoria recurvo, a partir das 9h30 (13h30 de Brasília) de quinta-feira (17.11) último dia de provas da modalidade.

FUTEBOL DE 5

A seleção brasileira de futebol de 5 goleou El Salvador por 10 a 0, com quatro gols de Marcos Rogério. Com a vitória, o Brasil manteve liderança da competição, com seis pontos e 14 gols de saldo. Os brasileiros Ricardinho e Marcos Rogério são os artilheiros do torneio com quatro gols cada.  O Brasil enfrenta o México às 10h (14h) desta quinta-feira.

VÔLEI SENTADO

O Brasil conquistou dois triunfos no dia, sobre México (3 a 0) e Canadá (3 a 1), e garantiu vaga nas semifinais do vôlei sentado, com quatro vitórias e uma derrota, atrás apenas dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (17.11), a seleção brasileira enfrenta o Canadá, às 16h (20h), em busca de uma vaga na final. Apenas o campeão se classifica para Londres 2012.

GOALBALL

A equipe feminina conquistou sua primeira vitória nos Jogos Parapan-Americanos com estilo: 10 a 0 sobre El Salvador. O destaque foi Gleyse, autora de cinco gols. O resultado classificou o Brasil para as semifinais da competição. A seleção masculina também goleou: 14 a 4 sobre a Argentina, com nove gols de Alexsander, e garantiu a liderança da fase classificatória. Nesta quinta-feira (17.11), o time masculino joga contra El Salvador às 9h (13h) e o feminino enfrenta o México às 14h30 (18h30).

TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

A dupla brasileira de tênis Carlos “Jordan” e Maurício Pomme, ouro nos jogos do Rio de Janeiro, não conseguiu passar pelos argentinos Fernández e Ledesma e disputa a medalha de bronze às 13h (17h) desta quinta-feira (17.11), contra a dupla colombiana Oquendo/Vega.

TÊNIS DE MESA

O Brasil teve uma quarta-feira de vitórias no tênis de mesa masculino por equipes, derrotando Venezuela, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, México e Cuba nas várias classes em disputa.

Confira a reportagem em áudio


 



Cleide Passos, com informações do CPB
Foto: divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: