Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

10/11/2011 às 14h30 - Brasil envia aos Jogos de Guadalajara, no México, maior delegação paraolímpica  

A quarta edição dos Jogos Parapan-Americanos, em Guadalajara, no México, tem início no próximo sábado (12.11) e conta com a maior delegação da história do Brasil já enviada a uma competição paraesportiva. São 222 atletas brasileiros, número superior ao do México, o país anfitrião, que tem em sua delegação 209 atletas. Desses 222, 162 fazem parte do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, mais de 70%.

A cerimônia de hasteamento da bandeira brasileira na quarta-feira (09.11), na Vila Olímpica, marcou a entrada da maior delegação da competição. A bandeira do Brasil foi a terceira a subir na Vila Parapan-Americana, após as do México e dos Estados Unidos, apontados, junto aos canadenses, como os principais adversários dos brasileiros.

O coordenador da equipe de atletismo, Ciro Winckler, ressaltou que a responsabilidade é grande por sermos referência nas Américas. “Aqui começamos o trabalho visando às Paraolimpíadas de 2012, em Londres, e 2016 no Rio de Janeiro. Trouxemos atletas novos, cujos resultados servirão de parâmetro para o trabalho nos próximos anos”. Já o chefe de Missão e diretor técnico da equipe, Edilson Tubiba, fez um apelo aos atletas, para que dêem o melhor de si, com “profissionalismo e jogo limpo”.

Para Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), foi um sonho. “Comecei a viver isso há 14 anos e jamais esperei participar de uma festa como essa. A emoção é muito forte, por ser o coroamento de um trabalho que é fruto do esforço de muita gente. O objetivo é competir para em 2016 sermos a quinta potência olímpica. Uma posição que é possível alcançar com esforço e determinação”, disse.


Cleide Passos
Foto: Divulgação/CPB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: