Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

09/11/2011 às 15h28 - Presidenta Dilma Rousseff recebe 91 atletas medalhistas dos Jogos Pan-Americanos    

A presidenta da República, Dilma Rousseff, recebeu nesta quarta-feira (09.11), no Palácio do Planalto, parte da delegação brasileira que participou dos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011, no México. Estiveram presentes 91 atletas medalhistas. “Vocês são guerreiros. É um imenso orgulho receber vocês aqui hoje. O  Brasil inteiro gostaria de estar aqui porque é de fato muito emocionante ver pela televisão, ver ganhar e torcer, mas nada substitui esse olho no olho e ver a força de cada um. Pois vocês são o futuro do nosso país. Tenho certeza de que aqui está a nossa garantia nas Olimpíadas de 2016. Conto com vocês”, disse a presidenta, ao parabenizar os atletas.

O jogador Emanuel Rêgo, do vôlei de praia, falou em nome dos atletas e agradeceu o apoio que o esporte está recebendo. “Esta é uma oportunidade para todos nós agradecermos o que foi feito para o esporte, principalmente pela evolução que tivemos nos últimos nove anos. O esporte só chegou nesse nível graças à organização do Comitê Olímpico Brasileiro e ao apoio do governo federal”, enfatizou.

Em seguida, Dilma completou que não só vai continuar investindo no esporte, como vai ampliar o apoio. No Pan de Guadalajara, competiram 198 beneficiados do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, dos quais 94 subiram ao pódio, conquistando 103 medalhas. Vinte e dois bolsistas voltaram para casa com o ouro, 23 com a prata e 58 com o bronze. O ministério investiu R$ 4.307.400,00 neste ano com os atletas.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, demonstrou admiração pelo empenho e pelo exemplo dos atletas para a juventude brasileira: “É com admiração, carinho e imensa gratidão que agradeço pelo que vocês representam e significam para o nosso país. A juventude precisa dessas referências, com coragem de enfrentar os desafios e a superação”. Rebelo disse também que o Ministério do Esporte está de portas abertas para os atletas, com os programas e projetos da pasta.

A velocista Rosângela Santos, medalhista de ouro nos 100m rasos e no revezamento 4 x 100m, presenteou Dilma Rousseff com um agasalho do Time Brasil, o mesmo utilizado pelos atletas na competição. No fim do evento, a delegação aproveitou para tirar fotos com a presidenta.

Ciclo completo
Pela primeira vez, o Bolsa-Atleta contemplou os esportistas em um ciclo pan-americano completo. O resultado do investimento pode ser visto no quadro geral de medalhas: 37% dos pódios obtidos pelo país vieram dos atletas beneficiados pelo programa do governo federal. Os bolsistas participaram da conquista de 54 medalhas do quadro geral, das 141 da delegação. Foram 11 ouros, 15 pratas e 28 bronzes.

Criado em 2005, o programa do governo federal é a maior ação de patrocínio esportivo individual do mundo. Na edição do Rio de Janeiro, em 2007, o Bolsa-Atleta tinha dois anos de existência. O benefício atendeu até hoje a 13.852 competidores de alto rendimento, nos seis anos de existência. Nesse período, o Ministério do Esporte investiu diretamente nos esportistas cerca de R$ 224,2 milhões.

Confira as notícias dos Jogos Pan-Americanos no site do Ministério do Esporte


Confira a reportagem em áudio



Confira a reportagem em vídeo



Breno Barros
Foto: Glauber Queiroz
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: