Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

23/10/2011 às 21h54 - VÍDEO: Vela brasileira conquista cinco ouros no último dia de regatas do Pan  

Neste domingo (23.10), os atletas da vela fizeram o Brasil abrir distância do Canadá e se consolidar no segundo lugar do quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011. No último dia de regatas em Nuevo Vallarta, na costa do Pacífico, foram conquistadas pelos brasileiros cinco medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Com os pódios na vela, o Brasil chegou a 26 ouros, contra 18 do Canadá. Os Estados Unidos lideram o quadro de medalhas, com 57 medalhas de ouro.

Na classe sunfish, o título ficou com o bolsista do Ministério do Esporte Matheus Dellagnelo (foto), que garantiu o lugar mais alto do pódio com um dia de antecipação. Matheus entrou nas águas mexicanas neste domingo sem a pressão de chegar na frente. “Hoje foi uma regata mais descontraída, com a sensação de dever cumprido. Aproveitei para curtir o momento e a regata. Ainda tive a sorte de contar com o vento de que eu gosto”, disse. A medalha de prata ficou com o norte-americano Paul Jeffrey e o bronze, com o argentino Francisco Júlio.

Os brasileiros da classe J24 confirmaram o favoritismo e conquistaram pelo segundo Pan consecutivo a medalha de ouro. O mérito vai para os bolsistas do Ministério do Esporte Maurício Alexandre, Daniel Santiago e Alexandre Saldanha, além do velejador Guilherme Hamelmann.

“Foi uma das regatas mais emocionantes da minha vida como atleta. Não bastava ganhar dos americanos, a gente precisava colocar um barco entre nós e eles. Era muito complicado fazer isso porque eles vinham nos marcando. O destino fez a gente passar o barco argentino e cruzar em terceiro. Foi, sem dúvida, uma regata para nunca mais esquecer”, comentou Daniel Santiago depois da prova. A medalha de prata ficou com o barco dos Estados Unidos e o bronze, com o Chile.

Na classe snipe, o bolsista Alexandre do Amaral e Gabriel Gorges conquistaram o ouro, com os norte-americanos em segundo e os uruguaios em terceiro. Os outros ouros conquistados pelo Brasil foram na classe RS-X: no masculino, com Ricardo Winnick (Bimba), e no feminino, com Patrícia Freitas.

Prata e bronze
Já a medalha de prata veio dos bolsistas do Ministério do Esporte Bernardo Arndt e Bruno Oliveira, na classe hobie cat. O primeiro lugar ficou com Porto Rico e o terceiro, com Guatemala.

O bronze verde-amarelo foi conquistado na classe lightning, com os atletas Claudio Biekarck, Marcelo da Silva e Gunnar Ficker. O primeiro lugar ficou com a equipe do Chile, seguida pelo barco dos Estados Unidos.

Confira as notícias dos Jogos Pan-Americanos no site do Ministério do Esporte

Confira reportagem em vídeo com os velejadores campeões na classe J24



Confira vídeo com depoimento de Matheus Dellagnelo, ouro na classe sunfish



Breno Barros, de Nuevo Vallarta
Foto: Washington Alves/COB
Legenda: Bolsista Matheus Dellagnelo depois da conquista do ouro
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: