Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

16/10/2011 às 22h51 - VÍDEO: Bolsista do tiro esportivo conquista sua quarta medalha pan-americana  

Na tarde deste domingo (16.10), o bolsista do Ministério do Esporte Júlio Almeida conquistou a quarta medalha pan-americana de sua carreira. Na disputa da pistola de ar, no tiro esportivo, o atleta somou 675,2 pontos, conquistando o bronze no Polígono Pan-Americano de Tiro, em Guadalajara. O ouro ficou com o norte-americano Daryl Szarenski, que marcou 681,7 pontos, e Roger Daniel, de Trinidad e Tobago, levou a prata, com 676,1 pontos.

“Fiz a primeira parte da final muito bem, como planejei. Já na segunda parte fiquei tenso e contraído. Por isso acabei caindo de rendimento”, comentou Júlio Almeida.

A prova de tiro requer muita concentração e força para segurar a pistola com uma só mão, em 10 sessões de tiros alternadas. Durante os disparos, o silêncio predomina no ginásio. O público escuta somente o estalo das balas de chumbo saindo das pistolas. O silêncio é quebrado quando o árbitro anuncia, no microfone, os pontos obtidos por cada atleta na sessão. É uma mistura de aplausos, nas melhores notas, e vaias, para as piores.

O próximo desafio do brasileiro será na terça-feira (18.10), nas provas de pistola livre. “O favorito é o norte=americano Daryl Szarenski, mas estou no mesmo patamar dele. Essa prova será importante porque vale classificação para os Jogos Olímpicos Londres 2012. Como ele já garantiu uma vaga hoje, com a conquista do ouro, se ele chegar na primeira posição a vaga vai para o segundo colocado”, explicou Almeida, que tem chances reais de subir ao pódio.

A garantia da vaga olímpica no tiro habilita disputar as três disciplinas do tiro esportivo: pistola de ar, tiro rápido e pistola livre. Se o brasileiro se classificar na pistola livre, poderá competir na pistola de ar, prova que é a sua especialidade. Foi assim que o bolsista conquistou a vaga para as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Na edição dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata, em 1995, Almeida conquistou duas pratas, na fossa olímpica individual e por equipes. Já no Rio de Janeiro, em 2007, ganhou novamente a prata, na prova de pistola de ar 10 metros.

Confira as notícias dos Jogos Pan-Americanos no site do Ministério do Esporte

Confira a reportagem em vídeo



Breno Barros, de Guadalajara
Foto: Ascom
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: