Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

14/10/2011 às 19h50 - Orlando Silva se encontra com jornalistas estrangeiros que cobrem os Jogos de Guadalajara  

Poucas horas antes da abertura dos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011, o ministro do Esporte, Orlando Silva, participou, nesta sexta-feira (14.10), de um almoço com um grupo de jornalistas internacionais. O encontro, no Hotel Hilton, tratou de assuntos como a expectativa pelo desempenho brasileiro no Pan, os investimentos e as mudanças na política de esporte de alto rendimento e os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.


Orlando Silva e o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, destacaram o momento vivido pelo Brasil, com desenvolvimento econômico e social acompanhado pelas oportunidades geradas pelos megaeventos esportivos. “O Brasil enfrenta um desafio triplo: preparar o País para os grandes eventos, garantindo o legado de desenvolvimento social e econômico; executar um novo modelo de governança para o esporte de alto rendimento e assim entrar definitivamente no clube das potências olímpicas; além de ampliar a atividade física, sobretudo a partir das escolas”, explicou o ministro aos jornalistas.


Sobre esse último desafio Orlando Silva enfatizou que a meta do Ministério do Esporte é transformar a escola no lugar de excelência para a formação de atletas. O que significa um modelo de formação esportiva distinto do Brasil de hoje, em que esse papel é desempenhado, em sua maioria, pelos clubes. “Eles têm um papel muito importante, mas, considerada sua natureza, os clubes têm um alcance restrito. Por isso o esforço de focar na escola a ampliação do número de praticantes de atividades físicas”, finalizou.


Participaram do encontro os jornalistas Diego Graglia, da agência americana Associated Press; Carlos Moreno, da espanhola EFE; Mariano Ryan, do jornal argentino Clarín; e os jornalistas mexicanos Carlos Contreras, do Milenio, Alejandro Rodríguez, do El Universal, e Rebecca Ruiz, do Diario Deportivo Record, além de um representante da agência Notimex.


Confira a reportagem em vídeo




Ascom - Ministério do Esporte
Foto: Glauber Queiroz
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: