Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

10/10/2011 às 18h15 - BOLSA-ATLETA RUMO AO PAN: Jéssica Noutel integra equipe de nado sincronizado do Pan  

Técnica apurada, movimentos precisos e beleza. Estas serão algumas das qualidades que a delegação brasileira de nado sincronizado apresentará nas piscinas do Centro Aquático de Scotiabank, em coreografia especialmente preparada para disputar os Jogos Panamericanos de Guadalajara, que acontecerão entre os dias 13 e 30 de outubro, no México. A seleção nacional da modalidade foi definida pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) no último dia 27 e é composta por nove atletas. Entre estas está Jéssica Noutel, uma das beneficiadas pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Em sua primeira participação nos Jogos, a caçula da delegação brasileira começou a treinar no Programa de Iniciação ao Deporto (PID), um projeto social da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj) realizado no Parque Aquático Júlio de Lamare. “Comecei com os esportes em piscina porque tinha bronquite e os médicos recomendavam. No início fazia os dois: natação e nado sincronizado. Com o tempo, preferi continuar só com o nado”, conta Jéssica.

Hoje com 18 anos, Jéssica dedica-se ao esporte desde os 13 e foi descoberta, durante uma aula, pela técnica do Clube de Regatas Flamengo, clube no qual treina atualmente. Apesar da pouca idade, a atleta está bastante confiante e, para garantir uma boa participação nos Jogos, intensificou a rotina de treinos. “Praticamos três horas durante a manhã e mais três horas à tarde. Vamos em busca da medalha! Estamos treinando para isso”, ressalta Jéssica.

Este é o primeiro ano que Jéssica recebe o Bolsa-Atleta. Segundo ela, o benefício ajuda com as despesas com transporte e viagens em competição. “Por mais que o clube pague algumas viagens, sempre tem algum gasto a mais. Também utilizo o Bolsa para os gastos com os maiôs das competições”, diz ela.

A seleção que defenderá o Brasil em Guadalajara é a mesma que representou o país no Mundial dos Desportos Aquáticos, realizado em julho na cidade de Xangai, na China. A única exceção é a nadadora Michelle Frota, que devido ao limite de atletas permitidas em Jogos Pan-Americanos na modalidade.

Além de Jéssica, as bolsistas Maria Eduarda Pereira, Lorena Molinos, Joseane Martins e Pamela Nogueira também integram a seleção brasileira em Guadalajara. Giovana Stephan, Maria Bruno, Lara Teixeira e Nayara Figueira são os nomes que completam a delegação.

A equipe brasileira de nado sincronizado embarca para Guadalajara no próximo domingo (09.10). As competições da modalidade terão início no dia 18.10 e seguem até o dia 21, quando serão disputadas as finais.

Conheça a modalidade
Com movimentos que remetem ao balé, o nado sincronizado é avaliado de acordo com a dificuldade, ritmo e a execução de movimentos básicos do esporte. As atletas escolhem uma trilha sonora e apresentam uma coreografia.

Em julho deste ano, o nado sincronizado brasileiro participou do 14º Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, classificando-se para quatro finais nas seis categorias que disputou.

Paula Braga
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: