Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

09/09/2011 às 16h52 - BOLSA–ATLETA RUMO AO PAN: Casal de karatecas treina para disputar Jogos de Guadalajara  

Com o apoio do Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, um grupo de seis karatecas considerados imbatíveis, cinco deles na categoria internacional e um na nacional, está se preparando para uma das mais importantes competições do ano: os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que acontecem no próximo mês de outubro, no México. Na equipe, encontra-se Lucélia de Carvalho Ribeiro, tricampeã mundial na categoria acima de 60kg.

A karateca brasiliense, de 33 anos, participou do Pan do Rio, em 2007, onde conseguiu uma marca nunca antes alcançada por uma mulher brasileira em competições individuais: o tricampeonato. Na categoria acima de 60kg, ela foi ouro e manteve 100% de aproveitamento nessa competição. Em 2008, Lucélia ficou com o 3º lugar no Campeonato Pan-Americano Adulto, em Caracas, na Venezuela, na categoria Kumite Individual Feminino acima de 60kg, e 3º lugar por equipe.

Lucélia define a ajuda financeira do Bolsa-Atleta como uma importante contribuição no seu dia a dia de atleta: “O benefício possibilita boa preparação para as competições, boa alimentação, além de garantir condições de ficar mais tranquila”. Para os Jogos de Guadalajara, ela se diz bem preparada, pois conhece as adversárias.

Outro fator que contribui para levantar a autoestima da karateca é ter sido campeã no Pré-Pan, no México. “Isso me deu muita confiança, apesar de saber que preciso treinar muito, mas acho que estou no caminho certo”, afirma.

Cinema
O também karateca e marido de Lucélia, Douglas Brose, inspirou-se nos filmes O grande dragão branco, A fúria do dragão e O voo do dragão para começar a treinar uma arte marcial. Aos 8 anos de idade ele optou pelo karatê, e a escolha resultou em uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Na época, o número um do ranking brasileiro não conseguiu se classificar para a final do torneio de karatê na categoria até 60 kg e perdeu para o argentino Francisco Nievas, que nos instantes finais da luta virou o placar.

Além da dupla Lucélia/Douglas, o Bolsa-Atleta apoia ainda quatro karatecas fortíssimos: a pequena Jéssica da Dalt Cândido, 19 anos, que já conquistou os títulos de tetracampeã sul e pan-americana, pentacampeã brasileira e nove vezes campeã mineira de karatê. Ainda fazem parte do grupo Wellington Rodrigues Barbosa, Valéria Kumizaki e Jaenis Cristina Colzani, que já venceram vários campeonatos.

Confira a série de reportagens sobre a preparação dos bolsistas rumo ao Pan de Guadalajara:



Ciclistas querem mostrar evolução em Guadalajara  

Casal de karatecas treina para disputar Jogos de Guadalajara 

Atletas do boliche buscam ouro inédito 

Seleção de esgrima projeta pódio em Guadalajara  

Vela nacional pretende manter tradição de vitórias  

Talento do tiro com arco é promessa de medalha  

Canoagem intensifica treinamento.

Bolsa-Atleta rumo ao Pan de Guadalajara – Pentatlo Moderno

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: