Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

31/08/2011 às 10h30 - BOLSA-ATLETA RUMO AO PAN: Seleção de esgrima projeta pódio em Guadalajara  


Trazida para o Brasil no período imperial, a esgrima é uma das modalidades que integra os circuitos Pan-Americano e Olímpico. Exige do praticante precisão e segurança. O principal objetivo é tocar o adversário com espada, sabre ou florete e, ao mesmo tempo, evitar ser tocado por ele. Este ano, 15 esgrimistas brasileiros se preparam para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro. Onze deles são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Apesar da pouca idade, Tywilliam Guzenski, classificado no sabre, já tem importantes conquistas em sua vida como atleta. Aos 22 anos, acumula dois ouros em etapas do Torneio Nacional, prata nos Pan-Americanos juvenis de 2007 e 2009 e a segunda colocação no ranking de sua categoria. Ele se dedica a modalidade há 13 anos e desde cedo demonstrou aptidão para o esporte. “O clube onde treino oferecia atividade esportiva para as crianças no horário oposto ao das aulas. Comecei a praticar esgrima lá e acabei me destacando”, recorda.

Um dos 64 atletas da esgrima beneficiados pelo Bolsa-Atleta, Tywilliam recebe o benefício desde 2007 e afirma que é uma importante ajuda em sua manutenção no esporte: “Não tem como se dedicar ao esporte de alto rendimento sem investimento. Se não houvesse esse auxílio, seria bastante difícil continuar”. Com relação à expectativa para os Jogos Pan-Americanos, o atleta se mostra confiante e afirma que a delegação brasileira tem boas chances de subir ao pódio.

Os atletas que disputarão a competição no México foram definidos no dia 28 de agosto, no Torneio Nacional Cidade de Curitiba. Além de Tywilliam, os bolsistas Gulherme Toldo, Heitor Shimbo, Fernando Scavasin, Renzo Agresta e William de Moraes conquistaram a vaga para Guadalajara. No feminino, Tais Rochel, Christine Botros, Ana Beatriz Bulcão, Amanda Simeão e Karina Lakerbai (todas beneficiadas pelo Bolsa-Atleta) carimbaram o passaporte para o México. Rayssa Costa, Clarisse Menezes, Elora Pattaro e Beatriz Almeida completam a delegação brasileira na competição. O Brasil só não terá representantes nas provas de espada masculina.

Confira a série de reportagens sobre a preparação dos bolsistas rumo ao Pan de Guadalajara:

Ciclistas querem mostrar evolução em Guadalajara  

Casal de karatecas treina para disputar Jogos de Guadalajara 

Atletas do boliche buscam ouro inédito 

Seleção de esgrima projeta pódio em Guadalajara  

Vela nacional pretende manter tradição de vitórias  

Talento do tiro com arco é promessa de medalha  

Canoagem intensifica treinamento.

Bolsa-Atleta rumo ao Pan de Guadalajara – Pentatlo Moderno

Paula Braga
Foto: Divulgação
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: