Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

08/09/2012 às 22h05 - No penúltimo dia das Paralimpíadas, Brasil garante sétimo lugar no quadro de medalhas  

Um dia antes do fim das competições em Londres, o Brasil atingiu a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) de ser o sétimo colocado no quadro geral de medalhas dos Jogos Paralímpicos. Com os cinco ouros conquistados neste sábado (08.09) - bocha (dois), natação, atletismo e futebol de 5 -, o país chegou a 20 medalhas douradas e não pode mais ser superado pela Alemanha, que tem 18 e não participa das provas finais neste domingo (09.09).

A arrancada brasileira começou de manhã, com ouro e recorde mundial de Shirlene Coelho no lançamento de dardo F37/38 (37,86m). O último dia de competições no Estádio Olímpico teve ainda pódio duplo brasileiro nos 100m T11, com Lucas Prado (prata) e Felipe Gomes (bronze), e medalha de prata e recorde mundial F57 (45,38m) de Claudiney Batista no lançamento de dardo F57/58.

A 17ª  medalha de ouro do Brasil em Londres, superando a marca de 16 conquistadas em Pequim, veio na bocha, com Maciel Santos, que venceu o chinês Zhiqiang Yan por 8 a 0 na classe BC2. Pouco depois, foi a vez do futebol de 5 conquistar o tricampeonato paralímpico sem levar um gol sequer, ao vencer a França por 2 a 0 na final. Com o resultado, o Brasil igualava o total de ouros da Alemanha (18), mas perdia o sétimo lugar no total de pratas.

Natação e bocha
O empate acabou quando Daniel Dias entrou na piscina do Parque Aquático para os 100m livre S5. Maior medalhista paralímpico brasileiro, Daniel ganhou seu sexto ouro em Londres. Ele fica atrás apenas da também nadadora australiana Jacqueline Freney, que subiu oito vezes ao lugar mais alto do pódio.

A vantagem brasileira foi garantida com mais um ouro na bocha, conquistado por Dirceu Pinto com a vitória sobre o chinês Yuansen Zheng no tie-break, após empate por 3 a 3. Com o resultado, Dirceu conquistou o bicampeonato da classe BC4 e uma marca histórica para o Brasil: nunca em uma edição dos Jogos Paralímpicos uma equipe conquistou tantas medalhas de ouro na modalidade.

Neste domingo (09.09), o Brasil se despede dos Jogos com Tito Sena e Ozivam Bonfim na classe T46 da maratona, com largada às 8h (4h de Brasília), e o futebol de 7 disputando o bronze contra o Irã, às 13h30 (9h30 de Brasília).

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Fonte: CPB
Foto: Divulgação/CPB
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: