Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

07/09/2012 às 21h52 - Daniel Dias ganha mais um ouro e se torna o maior atleta brasileiro em Paralimpíadas  

O nadador Daniel Dias mais uma vez fez história nos Jogos Paralímpicos. Nesta sexta-feira (07.09), ele venceu os 50 metros borboleta S5 com o recorde mundial (34s15), conquistou seu quinto ouro em Londres e se tornou o maior medalhista brasileiro em Paralimpíadas, com 14 conquistas. Ao todo, contando Pequim-2008, Daniel, que nada mais uma prova neste sábado (08.09), já faturou nove ouros, quatro pratas e um bronze.

Com a marca, o dono de dez recordes mundiais, quatro batidos em Londres, superou Clodoaldo Silva, nadador que o inspirou a iniciar no esporte, e a velocista Ádria dos Santos, ambos com 13 medalhas em Jogos Paralimpícos. Perguntado sobre mais esse recorde, Daniel agradeceu a todos que o apoiaram, mas preferiu deixar as comemorações para o fim da competição. "É uma honra chegar a essa marca. Foi muito treino, dedicação e fé em Deus para chegar até aqui", disse. "Vou deixar para pensar nisso depois, no domingo, pois amanhã ainda tenho duas provas para nadar. A prioridade é alimentação e descanso”, afirmou.



Daniel nasceu com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita. Apaixonado por esportes, ele descobriu o paradesporto ao assistir pela TV ao nadador Clodoaldo Silva nas Paralimpíadas de Atenas-2004. Destaque em competições desde 2006, seu primeiro Mundial, o jovem recebeu em 2009 o troféu Laureus, considerado o Oscar do Esporte, como melhor atleta paralímpico de 2008, após conquistar nove medalhas em sua estreia nos Jogos. “Espero que, com essas conquistas, as pessoas possam ver com bons olhos o esporte paralímpico no Brasil”, pediu.

Bronze
A natação ainda levou mais um bronze nesta sexta-feira. Joana Silva foi bronze nos 50m borboleta S5, com o tempo de 46s62 e comemorou a tão esperada medalha paralímpica. “Esperei quatro anos para ganhar essa medalha. Esperava nadar para 47 segundos, fiz 46 e estou muito feliz. Esse bronze vale ouro para mim”, comemorou.

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Rafael Brais, de Londres
Fotos: Divulgação/CPB e Marcelo Saraiva
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: