Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

07/09/2012 às 13h20 - A quatro anos das Paralimpíadas do Rio, comitê organizador e CPB destacam ações no Brasil  

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 realizou nesta sexta-feira (07.09), em Londres, entrevista coletiva para marcar os quatro anos para as Paralimpíadas Rio 2016 e dar detalhes sobre a passagem da bandeira paralímpica para o Brasil durante a cerimônia de encerramento dos Jogos de Londres.

As Paralimpíadas do Rio serão realizadas de 7 a 18 de setembro de 2016, com 4.200 atletas de 150 países. Com a inclusão da canoagem e do triatlo, 22 modalidades estarão em disputa no próximos Jogos. São esperados ainda 5.500 jornalistas, dois milhões de espectadores e 30.000 voluntários.

Durante o evento desta sexta-feira, vários aspectos do Brasil foram apresentado para os jornalistas, como a diversidade cultural, a alegria do povo e as belezas naturais. O diretor geral do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, destacou o desafio do país em sediar o evento e explicou a campanha de divulgação da acessibilidade que será desenvolvida. “Todos nós precisamos de acessibilidade, em diferentes partes e momentos de nossas vidas. E é essa a consciência que queremos transmitir para a populaçao durante os Jogos do Rio”, disse.

Gryner explicou que o Rio de Janeiro estará totalmente preparado para receber atletas e torcedores com deficiência: “Todas as instalações serao acessíveis durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, como metrô, ônibus, aeroporto, ruas e semáforos especiais para cegos”.

Apoio do governo
O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, salientou o apoio que o paradesporto tem recebido de vários parceiros, principalmente do governo federal. “Estamos contando com vários tipos de apoio para nossa preparação, principalmente recursos públicos”, comentou. Parsons elogiou também o programa “Viver Sem Limites”, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. “Existem várias iniciativas do governo para inclusão social e acesso ao mercado de trabalho de pessoas com deficiência.”

O programa Viver sem Limite - Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência” visa implementar novas iniciativas e intensificar ações que, atualmente, já são desenvolvidas pelo governo federal em benefício das pessoas com deficiência. Pretende-se melhorar o acesso aos direitos básicos, como educação, transporte, mercado de trabalho, qualificação profissional, moradia e saúde.

Carlinhos Brown, Thalma de Freitas e João Barone, dos Paralamas: festa de encerramento

Música e dança
O Brasil terá oito minutos de apresentação na cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres, que contará com a participação de grandes nomes da música brasileira e de grupos de dança.

Entre as personalidades estão Herbert Vianna e os Paralamas do Sucesso, Carlinhos Brown e Thalma de Freitas, que se reunirão com grupos de dança no palco do Estádio Olímpico. Destaque para os bailarinos brasileiros que fazem parte do corpo de dançarinos do Royal Ballet: Thiago Soares e Roberta Marquez.

O grupo de dança Funk do Passinho iniciará a apresentação e as demais atrações vão integrar-se no palco, numa mistura de ritmos que reunirá dançarinos com ou sem deficiência.

Thiago Soares e Roberta Marquez se apresentarão com as bailarinas cegas da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchini. O Grupo de Dança sobre Rodas Corpo em Movimento dividirá o palco com o Grupo Companhia Folclórica do Rio – UFRJ.

Os atletas paralímpicos Ádria dos Santos e Daniel Dias entrarão no palco para encerrar a participação brasileira. A direção artística está novamente sob a responsabilidade de Cao Hamburger e Daniela Thomas, com supervisão criativa de Abel Gomes e produção executiva de Marco Balich, que também conceberam e produziram o segmento de Entrega da Bandeira Olímpica.

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Rafael Brais, de Londres, com informações do site Rio 2016
Fotos: Wander Roberto/Rio 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: