Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

05/09/2012 às 12h37 - Brasil empata com Ucrânia no futebol de 7 e pega Rússia nas semifinais em Londres  

A seleção brasileira de futebol de 7 disputou nesta quarta-feira (05.09), contra a Ucrânia, sua última partida na fase classificatória dos Jogos Paralímpicos Londres 2012. Já classificados, os dois times fizeram jogo equilibrado e terminaram empatados por 1 x 1. Com o resultado, o Brasil vai enfrentar a Rússia na busca pela vaga na final.

A modalidade é praticada somente por atletas homens com paralisia cerebral, com sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou com sequelas de acidentes vasculares cerebrais. Dos 12 atletas do grupo, sete recebem o Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. O zagueiro e bolsista José Guimarães (foto) elogiou o benefício do governo federal. “O Bolsa-Atleta é muito importante para os jogadores treinarem. Eu utilizo também para a academia, para a alimentação”, afirmou. “O Bolsa me ajudou a estar aqui.”

O jogo
A partida começou bem disputada, mas com poucas chances reais de gol. Aos 9 minutos, em contra-ataque brasileiro, Yurig Ribeiro recebeu na entrada da área e bateu na saída do goleiro: 1 x 0 para o Brasil. Aos 16 minutos, Marcos Costa acertou um belo chute de fora da área e obrigou o goleiro ucraniano a fazer uma difícil defesa.

Aos 25, a Ucrânia teve grande oportunidade. O camisa 10 Igor Kosenko recebeu a bola livre dentro da área do goleiro Marcos Ferreira, mas foi travado pelo jogador Marcos Costa. O primeiro tempo terminou com vitória do Brasil.

Na etapa final, o Brasil teve chance de ampliar aos 3 minutos, com uma jogada individual de José Guimarães, que chutou por cima. No lance seguinte, o atacante Dotsenko empatou a partida de cabeça, ao pegar rebote do goleiro brasileiro. Aos 9, após confusão na área, Dutko acertou o travessão e quase virou o placar. Aos 19, Antoniuk recebeu e cara a cara com o goleiro Marcos e chutou para fora. O Brasil respondeu em seguida com Jan Costa, que quase marcou de letra. A partida terminou mesmo empatada.

Entenda o futebol de 7
A modalidade passou a integrar o programa dos Jogos Paralímpicos em Nova York e Stoke Mandeville, em 1984. A seleção brasileira estreou nos Jogos de Barcelona, em 1992, e desde então esteve em todas as edições dos Jogos. Em Atenas-2004, conseguiu seu melhor resultado, ao conquistar a medalha de prata.

O futebol de 7 segue as regras da FIFA, com adaptações feitas sob responsabilidade da Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CPISRA). Cada equipe tem sete jogadores em campo (com o goleiro) e cinco reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com intervalo de 15. Não há regra de impedimento e a cobrança do lateral pode ser feita com apenas uma das mãos, rolando a bola no chão.

Confira o hotsite sobre os Jogos Paralímpicos Londres 2012

Rafael Brais, de Londres
Foto: Marcelo Saraiva
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: