Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

02/09/2012 às 22h39 - Alan Fonteles faz história no atletismo ao superar sul-africano Oscar Pistorius  

Em uma final marcada por polêmica, o bolsista do Ministério do Esporte Alan Fonteles fez história neste domingo (02.09) no Estádio Olímpico de Londres. O paraense derrotou o sul-africano Oscar Pistorius nos 200m T44 e se tornou campeão paralímpico com o tempo de 21s45. Foi a terceira medalha de ouro do atletismo brasileiro nesta Paralimpíada.

A final envolveu declarações polêmicas de Pistorius, que criticou, nas provas classificatórias de sábado (01.09), as próteses utilizadas pelo brasileiro. Para o sul-africano, Fonteles estaria usando próteses muito grandes, o que daria vantagem. “Nunca vi ninguém conseguir tirar diferença tão grande em poucos metros. Mas regras são regras”, disse o sul-africano, após ser vencido na final.

A atuação de Fonteles foi surpreendente. Nos últimos 30 metros, o brasileiro tirou uma diferença de quase dez metros para Pistorius e foi ovacionado pelo Estádio Olímpico, totalmente lotado. “Não sou azarão. Treinei para isso, estou dentro das regras do Comitê Paralímpico Internacional e estou muito feliz. Com certeza, não vou dormir tão cedo hoje”, comentou.

As próteses que Fonteles utilizava no Brasil o deixavam com 1,76m de altura. Com os novos modelos usados, ele foi para 1,82m. De acordo com as regras, poderia atingir até 1,85m. “Eu fiquei um pouco chateado pelas declarações dele. Mas não tem problema. Vim aqui para correr e fazer o meu melhor. Não quero entrar em polêmica. O que importa é que entrei para a história do movimento paralímpico”, afirmou.

Alan Fonteles Cardoso de Oliveira nasceu em Marabá (PA) e mora em Ananindeua (PA). Tem os dois pés amputados desde bebê. Em Pequim, foi prata no revezamento 4x100m. Ele conquistou ainda duas medalhas de bronze no Campeonato Mundial Paralímpico de Atletismo em Christchurch, na Nova Zelândia, em 2011, e foi prata e bronze no Parapan de Guadalajara, em outubro do ano passado.

Leia mais:

Atletismo do Brasil conquista três ouros e uma prata nos Jogos Paralímpicos

Yohansson Nascimento ganha ouro e pede namorada em casamento


Confira o hotsite dos Jogos Paralímpicos Londres 2012

Rafael Brais, de Londres
Foto: Fernando Maia/CPB

Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: