Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

30/08/2012 às 18h42 - Bolsistas da natação e do judô garantem primeiras medalhas do Brasil nas Paralimpíadas  

A natação e o judô garantiram nesta quinta-feira (30.08) as primeiras medalhas do Brasil nos Jogos Paralímpicos Londres 2012. Os três atletas que subiram ao pódio são integrantes do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte. Dos 182 atletas que foram a Londres, 156 integram o programa do governo federal.

O nadador Daniel Dias ganhou a primeira medalha de ouro do Brasil nos 50 metros livres categoria S5. Com direito a recorde mundial, o nadador repetiu a estreia nas últimas Paralimpíadas e prometeu repetir o desempenho de 2008. "Começar com medalha de ouro e recorde mundial é muito bom. Ainda mais sendo o primeiro ouro do Brasil", afirmou.

A natação teve grande desempenho neste início de Jogos Paralímpicos. André Brasil conquistou a medalha de prata nos 200 metros medley categoria S10, repetindo resultado dos Jogos de Pequim.

O atleta ressaltou o nível cada vez alto da natação nas Paralimpíadas e comemorou a segunda colocação na prova, que não é a sua predileta. “Saio satisfeito dessa primeira prova. Serão dez dias de competição e foi bom para quebrar o gelo”, disse.

Sobre o apoio ao esporte paralímpico, o nadador lembrou as dificuldades do esporte amador no Brasil, mas salientou o investimento crescente no setor ano a ano, do governo e de patrocinadores. “Eu pude fazer treinamento na altitude, passei um tempo em Manchester onde tinha cerca de 300 pessoas trabalhando com a gente”, comentou. “Portanto, tenho muito o que agradecer e espero que o esporte ainda recebe ainda mais investimentos”, concluiu.

A primeira medalha do Brasil foi conquistada pela judoca Michele Ferreira, que venceu, por w.o., devido a uma contusão, a francesa Sandrine Martinet na luta pelo bronze. Michele repetiu o resultado das Paralimpíadas de Pequim 2008.

Presença do ministro
Depois de presenciar, na noite de quarta-feira (29.08), a festa de abertura dos Jogos Paralímpicos de Londres, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, acompanhou nesta quinta-feira (30.08) competições em duas modalidades. Ele prestigiou provas de hipismo, em Greenwich Park, e, em seguida, assistiu ao judô, no Complexo Excel.

Aldo Rebelo destacou a preparação dos atletas para os Jogos e ressaltou o crescimento do paradesporto no Brasil. "Acho que teremos uma evolução em relação a Pequim, onde ficamos em nono lugar no quadro de medalhas. A preparação foi bem feita, inclusive com um trabalho de aclimatação", disse o ministro, referindo-se ao período de treinamento em Manchester.

O ministro também elogiou o alto nível da delegação brasileira: "Temos aqui em Londres atletas de muita experiência. Vários deles já são medalhistas paralímpicos", comentou.

Confira o hotsite dos Jogos Paralímpicos Londres 2012

Rafael Brais, de Londres
Foto: Buda Mendes/CPB
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: