Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

10/08/2012 às 17h15 - Mais de 50% das medalhas olímpicas do Brasil foram conquistadas nos últimos 16 anos  

A participação brasileira em Jogos Olímpicos completou 92 anos nesta edição de Londres. Os primeiros atletas nacionais que competiram em Olimpíadas disputaram em Antuérpia, na Bélgica, em 1920. Antes do fim dos Jogos londrinos, a delegação do Brasil volta para casa com a marca de mais de 100 pódios na história da maior competição multiesportiva do mundo. Desses, mais da metade foram conquistados nos últimos 16 anos, a partir de 1996, no evento de Atlanta.

Naquele ano os brasileiros conquistaram 15 medalhas. Na edição seguinte, em Sydney, foram 12 pódios. Quatro anos depois, os brasileiros conquistaram 10 medalhas em Atenas.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a equipe brasileira conquistou 15 pódios. Nesta edição, os brasileiros já subiram ao pódio 11 vezes, totalizando 63 nos últimos 16 anos. Até o fechamento desta matéria, o Brasil conta com 102 medalhas olímpicas.

Para o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, os brasileiros estão descobrindo modalidades. “O Brasil não tinha uma grande tradição olímpica, pois a nossa história é razoavelmente recente. Mais dos 50% dos resultados são dos últimos anos, e foi a partir daí que o Brasil começou a criar uma tradição nesses esportes olímpicos”, analisou.

No mesmo caminho, os investimentos federais no esporte aumentaram. “Desde que conquistamos o direito de sediar os Jogos Olímpicos, ampliamos, a partir de 2009, os recursos disponíveis ao esporte. Majoritariamente, os recursos do esporte brasileiro olímpico vêm de fonte pública, por meio das loterias, do governo e dos recursos captados pela Lei de Incentivo ao Esporte”, disse Ricardo Leyser. O secretário acrescentou que os investimentos continuarão nos próximos quatros anos.
 
Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Breno Barros, de Londres
Foto: Arquivo
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: