Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

08/08/2012 às 09h30 - Yane pretende melhorar a marca nacional do pentatlo nos Jogos Olímpicos  

Em Londres, o pentatlo moderno comemora 100 anos de programa olímpico. No último dia das Olimpíadas, 12 de agosto, o Brasil será representado na modalidade por Yane Marques. A missão da pentatleta, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, é melhorar a marca nacional na prova. Até o momento, o melhor desempenho do país foi um sexto lugar na disputa por equipes e 10º no individual durante os Jogos de Helsinque 1952 (Finlândia).

A pernambucana de 28 anos, que encara a sua segunda Olimpíada, enxerga uma nítida difusão da modalidade, que ainda é pouco conhecida no Brasil. “Hoje vivemos um momento melhor no esporte. As pessoas conhecem mais o pentatlo moderno. Confesso que não consigo imaginar que eu participaria de uma olimpíada, quem dirá de duas. Agora eu quero chegar em 2016”, disse.

Nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, a bolsista foi a primeira atleta brasileira a subir ao pódio, ao conquistar a segunda colocação. A medalha garantiu a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Para o técnico de Yane, Alexandre França, a prova de Londres terá 12 atletas brigando pelo ouro. “Temos um grupo seleto de atletas de alto nível. Com cinco etapas da Copa do Mundo e um Campeonato Mundial, foram distribuídas 18 medalhas no último ano, que ficaram com essas 12 atletas. Entre elas está a Yane”, diz.

Durante a etapa da Copa do Mundo disputada no Rio de Janeiro, no mês de março, Yane foi a brasileira melhor colocada: a pentatleta assegurou o quinto lugar entre as mulheres.

O Brasil teve seu primeiro pentatleta em uma Olimpíada no Jogos de Berlim 1936. Na primeira edição alemã dos Jogos, o país esteve representado por três nomes na modalidade: Anísio Rocha, Guilherme Catramby e Rui Pinto Duarte.

Confira reportagem em áudio:



Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012


Breno Barros, de Londres
Foto: Marcelo Saraiva
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: