Redes Sociais: Facebook   Google Plus   Extragram   Twitter   Flickr   Youtube

Notícias

 

07/08/2012 às 17h20 - Exposição em Londres apresenta o desafio de transformar sentimentos em arte  

Bruno dos Santos recebe as pessoas com um grande sorriso e uma conversa agradável. É o início do processo para captar os bons momentos de cada visitante e tentar colocar os sentimentos no papel. O antropólogo envia todas as informações que conseguiu do “entrevistado” para uma equipe no Brasil. O processo de criação dura cerca de uma hora e logo a obra é recebida em Londres. A Companhia de Arte e Afetividade (Caafé) coordena o projeto que faz parte da exposição Brazil at Heart, na embaixada do país em Londres.

“Uau… Uau… Isso é muito bonito. Uma parte mostra onde estou, a outra, onde eu quero ir”,  descreveu o norte-americano Anthony. A arte faz referência ao Estádio Olímpico de Londres e à Lapa, no Rio de Janeiro. O visitante da mostra só conseguia repetir: “Isso é fantástico!”. “Há mais ou menos cinco anos, escrevi para minha família que viria para Londres para os Jogos Olímpicos e enviei com uma foto do Palácio de Buckingham. Agora, esta obra me faz pensar o mesmo: estarei nos Jogos no Brasil”, afirma ele.

Fundador do grupo Caafé, Bruno explica que tudo começou com uma brincadeira. “Eu queria presentear uma garota com algo que ninguém pudesse dar a ela e fosse inesquecível. Escrevi nossa história em 40 páginas e reuni alguns artistas. Eles fizeram uma história em quadrinhos”, conta.

Os artistas vêm de bairros e comunidades do Rio de Janeiro e são selecionados por meio de competições. As opções são muitas: quadrinhos, ilustrações, peças teatrais e pinturas. Qual o diferencial do trabalho? O uso de filosofia, etnografia, antropologia e criatividade para compor as imagens. Outra questão importante é a geração de uma fonte sustentável de renda para os artistas.

Período
A Brazil at Heart fica aberta ao público londrino até 2 de setembro e destaca a capacidade do Brasil em sediar megaeventos, com produtos e serviços inovadores, além do crescente potencial turístico. A iniciativa, que promove a imagem do Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012, é uma ação dos ministérios do Esporte, das Relações Exteriores e do Turismo, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Serviço:
Exposição Brazil at Heart
Local: Embaixada do Brasil em Londres (14-16 Cockspur Street, SW 1 Y 5BL, próximo a Trafalgar Square)
Período: 28 de julho a 2 de setembro; de terça a domingo, das 12h às 18h; quarta-feira, das 12h às 21h

Confira o hotsite sobre os Jogos Olímpicos Londres 2012

Lilian Amaral, de Londres
Foto: Lilian Amaral
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

  Enviar Matéria Imprimir   Compartilhar: Facebook Twitter Orkut Link: